Exames feitos inicialmente em O.L.P., morador da Martim de Sá, em Caraguatatuba, que retornou recentemente de Cusco, no Peru, teriam apontado como positivo para coronavírus, segundo o próprio paciente, em postagem nas redes sociais.
A prefeitura alega que o caso dele é tratado como suspeito e aguarda resultado do exame pelo Instituo Adolfo Lutz. A cidade tem 14 casos suspeitos da doença.
O jovem conta, em sua página nas redes sociais, que está em isolamento domiciliar há dez dias e aguarda a contraprova, que foi encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz.
Ele contou ainda que assim que chegou de viagem, de Cusco, no Peru, começou a passar mal e procurou a UPA centro, sendo encaminhado até a Santa Casa.
Segundo ele, os sintomas eram de gripe, febre, dor de cabeça, cansaço e dores de garganta. “Tudo junto e misturado”, conforme relato dele.
Ele contou que teve problema nas vias respiratórias e febre. Disse que o pessoal do hospital apesar de atencioso ficou assustado com o seu caso.
Em isolamento domiciliar, enquanto aguarda a contraprova, O.L.P., conta que usa máscara e mantém distância de 2 metros das pessoas.
Caso a contraprova seja positiva, será o primeiro registro de coronavírus no Litoral Norte. No entanto, é preciso aguardar o resultado dos exames.
Através das redes sociais, ele recomenda que todos se cuidem. Segundo ele, os exames para detectar o coronavírus causaram um estresse psicológico muito grande.
“Ficar na salinha, isolado, vários tubetes e um monte de remédios, causam um estresse psicológico muito grande. O teste para o Codiv-19 é horrível, cotonetes gigantes no nariz e garganta para coletar secreções. Se cuidem. Eu não tenho nenhuma doença pré-existente, diabetes, entre outras”, comentou ele, nas redes sociais.
Prefeitura
A prefeitura informou que os casos referentes ao novo coronavírus – notificados, confirmados ou negativados – são divulgados com base nos resultados do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
E que, diariamente, a Prefeitura de Caraguatatuba publica em sua página oficial o Boletim Saúde, atualizado até às 14h de cada dia. Ele pode ser acessado no link http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/03/boletim-saude-atualizacao-diaria-as-14h/
Neste caso específico de O.L.P, a prefeitura informou que ele fez a coleta na noite de quinta-feira e o material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para análise. A prefeitura informou ainda que ele é tratado como caso suspeito até a chegada do resultado. Como não tem sintomas graves foi orientado ao isolamento domiciliar. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Litoral Norte.