Cidades Notícias São Sebastião

Jovens nadadoras trazem medalhas para São Sebastião

Tamoios News

Clara e Ana se inscreveram para conseguir a bolsa atleta na cidade e estão treinando diariamente

As meninas Clara Brandão dos Santos e Ana Luiza Marcelino Pereira estão trazendo premiações importantes para São Sebastião. As jovens nadadoras obtiveram ótimas colocações na 3ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, realizado na Praia Grande em Ilhabela, no último dia 10 de abril.

Clara Brandão dos Santos conquistou o 1° lugar na categoria 2 km juvenil feminino (15 anos) e 3° lugar no geral feminino. Já Ana Luiza Marcelino Pereira ficou em 1° lugar na categoria 4 km juvenil feminino (15 anos) e 5° lugar na categoria geral feminino. Elas representaram o Cardume de São Sebastião.

As jovens nadadoras contam com o apoio de Raul Ferreira de Barros, Via Violeta, Vallya Consultoria, Academia Vida Ativa do personal Diego Antunes, da nutricionista Victória Costa e de Cardim que ajuda na divulgação das conquistas.

Um dos grandes incentivadores da natação da dupla é o pai de Clara, Cristiano Rodrigues dos Santos, encarregado de operação da empresa Cnaga. Ele contou que o ‘Cardume de São Sebastião’, um grupo de moradores que nadam juntos há anos as convidam para nadar com eles e as incentivam, mas elas não fazem parte do grupo exatamente. “O grupo recebe um apoio da Secretaria de Esportes para algumas competições como descontos nas inscrições e algumas isenções. Mas elas não têm apoio da Prefeitura ainda. Tomaram conhecimento delas há pouco tempo, estamos marcando a Secretaria de Esportes nas postagens”, afirma o pai.

No último final de semana, as meninas competiram novamente em Toque-Toque e as famílias estão sempre ajudando para pagar as inscrições, deslocamentos, alimentação, entre outros gastos nas competições. “Muitas vezes com vendas de rifas e doces como brigadeiros que elas saem vendendo e também pelas redes sociais. Com a ajuda de parentes e até mesmo dos integrantes do ‘Cardume’, que compram as rifas, estamos levantando o dinheiro. E temos muito a agradecer às pessoas que acreditam nelas, dando apoio”, cita Santos. As meninas se inscreveram no programa de incentivo esportivo a fim de conseguir as bolsas atletas.

“A Clara está nadando há apenas dois anos e alguns meses. Descobriu esse gosto na pandemia. A amiga Ana a convidou, mas ela nunca havia nadado no mar e nem praticava natação. A Ana já fazia natação em piscina desde pequena, mas ainda não nadava no mar”, enfatiza o pai de Clara, grande incentivador.

Elas treinam na praia Grande com incentivo do Sr. Raul, tiveram o apoio por alguns meses da Escola de Natação do Alemão, com aulas gratuitas e técnicas, sendo acompanhadas por eles em algumas competições. Duas vezes na semana treinam na piscina da prefeitura municipal de São Sebastião, aberta a população gratuitamente e de segunda a sexta, treinam no mar.

“Elas já representam a nossa cidade em cada competição que vão e com muito orgulho, mas precisam de muita ajuda, porque todos sabem que uma vida de atleta não é fácil, precisa de materiais adequados, alimentação correta, vitaminas e toda ajuda é muito bem vinda. Quem sabe farão parte dos esportistas da Secretaria de Esportes de São Sebastião?”, torce Santos, que sempre que pode, acompanha de caiaque os treinos das duas jovens.

O local da próxima prova do Circuito de Maratonas Aquáticas está previsto para ocorrer em 15 de maio, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba.