A primeira Baleia jubarte de 2024, foi vista no Litoral Norte na semana passada. Trata-se de uma baleia jovem, de uns 8 a 9 metros, com aproximadamente 2 ou 3 anos de idade, segundo Júlio Cardoso, fundador do Projeto Baleia à Vista. “Em geral elas são mais apressadinhas e chegam antes todos os anos”.
Ele recebeu o vídeo do cetáceo saltando para fora da água, um dos mais belos espetáculos do mar. O registro foi feito na altura da cidade de Ubatuba por Jeferson Ramiro, capitão de um barco de passeios turísticos naquele município. “No dia seguinte foi registrado um outro avistamento mais ao norte por um marinheiro/pescador chamado Fabio França, mas tudo indica ser a mesma baleia”, conta Cardoso. Todos os anos, jubartes saem da Antártica em busca de águas mais quentes da costa brasileira para se reproduzirem e passam pelo Litoral Norte
A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande.
O avistamento de baleia é uma atividade turística relativamente recente no Litoral Norte Paulista. Começou em 2018 quando, com os primeiros avistamentos de populares, a cidade iniciou estudos e tratativas com o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista. “Nós trabalhamos com foto-identificação das jubartes que passam pelo Canal de São Sebastião. A parte inferior da cauda é a “digital” da jubarte. Turistas e a população em geral podem nos ajudar neste trabalho enviando fotos da cauda dos animais que avistar”, convida Cardoso.
A temporada de baleias começa em maio e vai até agosto, mas os meses com maior número de avistamentos são junho e julho. As agências que operam passeios de barco no Litoral Norte já estão com agendamento aberto e a procura está em alta. Há empresa, inclusive, que já tem reservadas 30% de suas saídas ao mar durante toda a temporada.
Vídeo: Jeferson Ramiro do Boat Mestre Arildo de Ubatuba https://www.instagram.com/boatmestrearildo?igsh=MXJ3N2QxdzE5NnM3cA%3D%3D
Regras
Na temporada de avistamento de baleias, os turistas saem ao mar, de vários pontos do litoral, em embarcações previamente cadastradas e com toda tripulação capacitada para cumprir todas as normas de avistagem, que determina como proceder na aproximação de cetáceos, e com a presença de um representante do Projeto Baleia Jubarte para uma palestra de conhecimento. Há regras como o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor neutro e permanecer no local por no máximo meia hora.
Há, inclusive, protocolo de medidas quando uma baleia é avistada no Canal de São Sebastião, conta o fundador do Projeto Baleia à Vista. “É emitido um alerta vermelho para que as balsas e demais embarcações reduzam a velocidade e redobrem a atenção”, conta o fundador do projeto. Ele ressalta a importância de os turistas autorizados a conduzir embarcação também cumprirem essas regras.
Serviço
Mais detalhes sobre as baleias em @projetobaleiaavista, @projetobaleiajubarte