Cidades Ubatuba

Justiça suspende processo seletivo de escolha dos candidatos ao Conselho Tutelar em Ubatuba

Tamoios News
Fórum de Ubatuba

Ordem judicial emanada pelo juiz da 3ª Vara da Justiça de Ubatuba, Daniel Toscano, obriga a “suspensão imediata do processo seletivo de escolha dos candidatos a Conselheiros Tutelares em Ubatuba, determinando o afastamento do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente -CMDCA e a dissolução da Comissão Eleitoral atual.

A determinação judicial dá o prazo de cinco dias para que o vice-presidente do CMDCA e a Prefeitura organizem nova comissão eleitoral sem a participação de integrantes da atual para dar andamento ao processo.

A nota da Justiça ordena ainda a anulação da avaliação psicológica substituindo-a por apresentação de atestado de sanidade mental para todos os candidatos, exatamente como se deu na avaliação de aptidão física.

A nova Comissão Eleitoral deve publicar dentro desses cinco dias, nova data para a eleição dos conselheiros, fixando prazo até o ultimo domingo de outubro, redefinindo prazos para a campanha eleitoral dos candidatos.
.
Apresentação cancelada

Marcada para esta quinta-feira, entre 19h00 e 21h00, a reunião aberta no plenário desta Câmara Municipal, para a apresentação formal dos candidatos e candidatas habilitados a participarem da eleição para novo Conselho Tutelar fica então suspensa.

A eleição ocorreria no primeiro domingo de outubro, dia 1/10, em todos os Municípios do Pais para um mandato que terá início em 10/01/2024 e vai até 09/01/2027. O Edital 01 /2023 referente ao Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares que exercerão mandato para o quadriênio 2024/2027 foi publicado em maio e as inscrições de candidatos se deu durante todo o mês de julho. O processo destina-se à eleição de cinco membros titulares e demais membros suplentes, para composição do Conselho Tutelar do município.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba