Economia

Lançamento do “Empreende Caraguá” reune empresários no Teatro Mario Covas

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

O Sebrae-SP, Prefeitura de Caraguatatuba e Associação Comercial lançaram ontem (27) no Teatro Mario Covas o projeto “Empreende Caraguá”, que trará uma série de atividades gratuitas com o objetivo de tornar os pequenos negócios da cidade mais eficientes e competitivos. Um público formado por 245 empresários esteve presente no evento.

O gerente regional do Sebrae-SP, Rodrigo Matos do Carmo, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Roberto Dias das Mercês, e o secretário de Governo, Felipe Augusto, apresentaram a parceria durante a cerimônia.

Rodrigo Matos ressaltou as metas do projeto, que terá uma agenda de atividades já confirmada até 2016. “O dever do Sebrae-SP é estar ao lado dos pequenos negócios, principalmente em um momento de crise. Vamos mostrar que, se não temos controle das variáveis econômicas externas, podemos fazer muita coisa da porta pra dentro da empresa em termos de marketing, controle de gastos e gestão de recursos humanos. A ideia é, com crise ou sem crise, deixar as empresas de Caraguá mais competitivas”.

Para o vice-prefeito, a parceria trará uma série de benefícios às micro e pequenas empresas da cidade. “O projeto é bastante relevante para a economia de Caraguá e de todo o Litoral Norte. A parceria com o Sebrae e Associação Comercial no PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) vem sendo bem-sucedida e se tornou referência, mas sempre podemos melhorar. A Prefeitura está de portas abertas para auxiliar as empresas”, comentou.

O presidente da ACE destacou a importância da capacitação dos pequenos negócios. “Este evento e o projeto Empreende Caraguá trazem conhecimentos e treinamentos para tentar minimizar os problemas atuais das empresas. O papel do Sebrae, se debruçando em projetos para trazer novas informações e estratégias para empresários e seus colaboradores é fundamental, e mostrará caminhos para enfrentar a crise”, disse.

Oportunidades

O evento de ontem contou com o seminário “Gestão de Marketing em Tempos de Crise” – no qual o consultor do Sebrae-SP Alexandre Robazza apresentou soluções para auxiliar o pequeno empresário a minimizar os impactos da crise e aproveitar as oportunidades -, depoimentos dos empresários Rodrigo Tavano (Hotel Pousada Vivendas do Sol e Mar) e Tarsila Moreira (Nice Calçados), além de apresentação dos produtos que serão disponibilizados gratuitamente para as empresas, graças ao subsídio do Sebrae-SP, Prefeitura e ACE.

Todos as soluções técnicas e de gestão fazem parte do programa Sebrae Inova. Serão 400 vagas nas atividades, voltadas para empresas do comércio, setor de beleza, meios de hospedagem e alimentação fora do lar.

Fazem parte do pacote cursos, oficinas e palestras que abordam temas como vitrinismo, técnicas de exposição de produtos, visual merchandising, boas práticas na manipulação de alimentos, prevenção de perdas e desperdícios em alimentação, como minimizar impactos ambientais em alimentação fora do lar, normas e procedimentos de salões de beleza e layout de salão.

Para o empresário Marcos Fernandes Alves, dono de um quiosque no Porto Novo, o evento trouxe novidades e motiva os empreendedores a buscarem diferenciais para se manterem competitivos. “Temos que encantar os clientes e proporcionar novidades, pois a concorrência é grande. Tenho investido em novos pratos e descontos, e já vejo a diferença”, contou Alves, que trouxe do Nordeste a receita do “Chiclete de Camarão” e tem obtido bons resultados com promoções.

Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte com o maior número de pequenos negócios. Atualmente, são 10.907, que incluem MEIs (Microempreendedores Individuais), micro e pequenas empresas. Somente neste ano, houve aumento de 9,38%, com um saldo positivo de 936 empresas.

De 2010 até outubro de 2015, o número de pequenos negócios aumentou 100,1% (eram 5.451 há cinco anos).

Programação

4/11 – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

9/11 – Como Minimizar Impactos Ambientais e Econômicos em Espaços de Alimentação

11/11 e 9/12 – Técnicas de Exposição de Produtos

16/11 – Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos

18/11 e 16/12 – Visual Merchandising

2/12 – Vitrinismo

7/12 – Layout de Salão de Beleza

14/12 – Normas e Procedimento para Salões de Beleza

Inscrições e mais informações sobre o projeto “Empreende Caraguá” podem ser obtidas no Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba (Praça Diógenes R. de Lima, 140, Centro). Tel.(12) 3882-3854 – pae.caragua@gmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP

Deixe um Comentário