Decisão foi confirmada durante convenção do PMB na manhã deste domingo, em Caraguatatuba. O atual vereador vai concorrer à reeleição
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
O vereador Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, que era pré-candidato a prefeito de Caraguatatuba pelo PMB, anunciou novas decisões em relação às eleições municipais, na manhã deste domingo (31). Durante convenção do partido, que ocorreu na Câmara Municipal, ele falou sobre sua desistência na disputa ao cargo majoritário e confirmou que vai pleitear a reeleição.
Além disso, Lelau divulgou seu apoio oficial à candidatura de Aguilar Júnior, do PMDB.
Antes da realização da convenção, o vereador participou de uma reunião com representantes de outras legendas e também novos aliados, como o candidato do PMDB Aguilar Júnior, o candidato a vice Campos Junior, e o ex-prefeito José Pereira de Aguilar.
Segundo Lelau, essa decisão foi tomada por todo o grupo, tendo em vista o cenário político da cidade e a falta de recursos financeiros. Ele diz que os números nas pesquisas não eram ruins, mas ir para esse “batalha” sem recursos, seria uma corrida desigual.
Conforme apontou, as pesquisas iniciais colocavam seu nome com uma variação de votos. Enquanto ele chegou a aparecer em algumas pesquisas com 3,5% das intenções de escolha dos eleitores, em outras foi o nome escolhido por 13,5% dos entrevistados.
Ele afirma que o partido, que está alinhado com o PTN, achou melhor fortalecer mais a legenda. Isso seria mais provável ao manter um representante no Legislativo, do que buscar uma eleição para o Executivo, sem condições reais de vencer.“Recuamos da estratégia, porque não temos fundo partidário e não temos outros investidores. Falta de recursos e investimentos, não daria para sacrificar um grupo, pois iramos em desigualdade. Hoje o mínimo para concorrer às eleições para prefeito de Caraguatatuba é R$ 570 mil”, explicou.
Sobre o apoio à chapa do PMDB, Lelau explicou que a coligação “Por uma Caraguatatuba mais humanizada”, é a que atendeu melhor às expectativas do grupo. “A Secretaria da Mulher é uma reivindicação do PMB. O Aguilar Junior entendeu essa necessidade e colocou na pauta deles. Além desse temo, colocamos outras políticas, para fomentar nossas lutas por meio dessa parceria”, completou.
Até o fechamento da convenção deste domingo, que reuniu cerca de 50 pessoas, estavam confirmados 22 candidatos a vereador pela coligarão, dos quais 15 são mulheres e sete homens. “Com essa composição, podemos ter condições de fazer uma cadeira pelo menos, quem sabe duas”, disse.
A ata da convenção ficou aberta. Até amanhã, às 14h, poderá ser aumentado o número de vereadores. Um outro partido que pode vir a compor o grupo de Lelau, pode indicar outros três nomes ao Legislativo.