O número de praias que passarão a contar com guarda-vidas passarão de nove para 40 a partir do dia 25 deste mês, graças a uma parceria entre as prefeituras e o Estado. Mais de 250 guarda-vidas vão reforçar a segurança dos banhistas nas praias da região até o final do verão 2019.
Segundo o capitão João Batista Rapaci, comandante do GBmar(Grupo de Bombeiros Marítimos) no Litoral Norte, serão 90 guarda-vidas em Ubatuba, 50 pelo Estado e 40, pela prefeitura; 70 guarda-vidas em São Sebastião, 40 cedidos pela prefeitura e 30 pelo Estado; em Caraguá, 40 guarda-vidas, 20 pela prefeitura e 20 cedidos pelo Estado; e, em Ilhabela, 12 guarda-vidas, todos cedidos pelo Estado.
Fora dos meses de verão, quando é menor a presença de banhistas nas praias da região, apenas oito praias possuem guarda-vidas: Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba, em Ubatuba; Maresias e Cambury, em São Sebastião; e, Martim de Sá e Prainha, em Caraguá. A partir do dia 25, outras 31 praias terão guarda-vidas.
No verão passado, foram registradas seis mortes por afogamento nas praias da região. Ao longo deste ano, após o fim do verão, foram registradas 10 mortes por afogamentos na região, cinco delas, em Ubatuba, apenas no mês passado, outubro.
Rapaci destaca que, os banhistas devem procurar frequentar praias com guarda-vidas; procurar saber detalhes sobre as características das praias, por exemplo, se é de tombou, se é adequada para pratica de surfe; evitar nadar próxima a costeiras; não entrar no mar após ingerir muitos alimentos ou bebidas alcoólicas e, entender que, “água no umbigo é sinal de perigo”.