Operação Verão

Litoral Norte conta a partir desta quarta(19) com reforço de 623 policiais

Tamoios News

O policiamento nas cidades do Litoral Norte será feito a partir desta quarta(19) por 1022 policiais, sendo 623 deles, vindos de outras regiões do estado. A Operação Verão 2018/2019 teve início nesta quarta e se estenderá até o dia 8 de fevereiro.

Nesse período da temporada de verão a população do Litoral Norte, de cerca de 300 mil habitantes, chega a atingir  1,5 milhão de pessoas. A PM poderá ampliar o número de policiais ao longo da temporada.

Receberam reforços a Polícia Militar, com 514 homens; o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), 194 guarda-vidas; a Polícia Rodoviária Estadual, com 72 homens; e, a Polícia Ambiental, com 80 novos policiais.

Na cerimônia de abertura oficial da Operação Verão 2018/2019 na manhã desta quarta(19), em Caraguá, o coronel Lourival da Silva Júnior, comandante do CPI-1(Comando do Policiamento do Interior), responsável pelo policiamento no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, agradeceu o apoio dado pelas prefeituras.

O coronel Lourival da Silva Júnior, comandante do CPI-1(Comando do Policiamento do Interior) fez questão de agradecer o apoio dado pelas prefeituras

“Com o apoio das prefeituras iremos fortalecer o policiamento em terra e no mar, garantindo mais segurança aos moradores e turistas ao longo do verão”, destacou o coronel. As prefeituras vão arcar com as despesas de alimentação e hospedagem dos policiais que vieram reforçar o policiamento na temporada.

Prefeito Aguilar Júnior bancando as despesas com alojamento e alimentação para melhorar a segurança na cidade

Segundo o prefeito Aguilar júnior, de Caraguá, sem o reforço de policiais seria humanamente impossível aos policiais da região atuarem na temporada. “Caraguá tem 120 mil habitantes e recebe mais de 400 mil pessoas na temporada. O reforço é fundamental para garantir a segurança de moradores e turistas nessa época do ano”, afirmou.

O comandante do 20º BPMI(Batalhão da Polícia Militar) no Litoral Norte, Coronel PM Cesar Eduardo Ferreira, disse que a partir desta quarta haverá mais policiamento nas praias, centro comerciais e avenidas e rodovias da região.

Este ano não participa do reforço o Cptran(Comando de Policiamento de Trânsito), os conhecidos “boinas brancas” que nos anos anteriores agiam com rigor na fiscalização de trânsito. No verão passado, num único fim de semana, os “boinas brancas” chegaram a apreender mais de 150 veículos irregulares em blitzes feitas na região.

O coronel César disse que a fiscalização de trânsito será feita pelos policiais da região, com maior enfase no combate ao uso de bebida alcoólica ao volante e irregularidades na documentação do veículo e do motorista.

O coronel destacou ainda que o Baep(Batalhão de Ações Especiais da Polícia) de São José dos Campos irá agir na região durante o verão, principalmente, no combate às drogas e foragidos da justiça. Segundo ele, o período mais crítico da temporada será do dia 26 de dezembro ao dia 5 de janeiro, quando o número de turistas é grande na região.

O delegado seccional da Polícia Civil, Múcio Alvarenga, que foi prestigiar o evento, comentou que a policia civil receberá reforços durante o verão de quarta à domingo. Os policiais civis designados para reforçar o policiamento irão atuar nas delegacias liberando os policiais locais para atuarem nas ruas.

O delegado Seccional, Múcio Alvarenga, informou que Polícia Civil ampliará atendimento na temporada

“Os policiais daqui da região conhecem melhor a nossa realidade, sabem os bairros de maior incidência de crimes, como o tráfico de drogas. Isso facilita muito. Segundo ele, as delegacias terão atendimento normal nos fins de semana. Fora da temporada, as delegacias se revezam no plantão à distância, através do atendimento online.

 

Deixe um Comentário