Cidades Notícias Ubatuba

Livro que navega pelas ondas do princípio da vida tem lançamento virtual

Tamoios News

Em tempos pandêmicos, quando a integração dentro-fora se faz necessária, a multiartista Barbara Araujo lança “Par.ir”, livro em que assina pela primeira vez como Babi Soares. Com ilustrações de Aline Binns e publicação da editora “Isso dá um livro”, o projeto faz parte do Proac Editais, nº 19/2020 – Produção e Publicação de Obras de Poesia, do Governo do Estado de São Paulo. O lançamento prevê dois encontros virtuais “Con_Versas”, que serão transmitidos gratuitamente pela plataforma zoom da @casasumidouro e youtube da @barbara_araujo_art. Os inscritos que participarem do zoom receberão um exemplar do livro. As inscrições são gratuitas, limitadas e acontecem pelo Sympla.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Ubatuba e Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, a artista também irá distribuir exemplares do livro nas unidades de Saúde de Família e algumas maternidades dessas cidades.

O livro retrata o universo feminino da criação em 33 poesias, ressaltando a visão de Goethe: o Eterno Feminino que nos impulsiona. “Com a pandemia, a imagem do beco sem saída é precisa: me parece fundamental voltar ao princípio de tudo: Como chegamos a esse mundo? Como é sair de um espaço aquático e nascer em um espaço atmosférico? E se nascer e morrer fossem a mesma coisa? Essas são perguntas que acompanham diferentes estágios da minha vida, e que hoje, enquanto adulta e mãe de duas crianças curiosas, me proponho a investigar de forma poética neste livro”, explica a autora.

Para ampliar espaços e tecer sentidos, Barbara convida, no dia 3/8 (terça feira), às 20h, Gustavo Gitti, professor de TaKeTiNa (método de florescimento humano pelo ritmo), coordenador do olugar.org (comunidade online de transformação) e praticante budista, e Leila Garcia, alquimista das linguagens de dança que tem trabalhado no encontro da arte e das medicinas corporais integrando a terapeuta, a educadora e a artista que habitam seu corpo, para conversarem a partir do tema “CurArte: poesia, corpo e transformação”.

Já na roda online do dia 5/8 (quinta-feira), às 20h30, a autora convida Cristina Balzano, mãe de três, obstetriz formada pela USP, fisioterapeuta, mestre em yoga científica e formada em yoga para gestantes e crianças. Escreveu o livro “O parto é da mulher!”. Além dela, também estarão presentes Maíra Duarte, mãe de três, doula, terapeuta ayurveda e educadora perinatal, Anna Gallafrio, mãe de dois, doula, mentora de mulheres e futura parteira, e M.Carol Queiroz, mãe de 4, produtora, artista visual e criadora da @lilith.atelie, para mergulharem n”A potência criARTEvida do corpo”.

“Agora é hora de romper. De deixar nascer esse novo ser. De nos olharmos e perguntarmos o que nos é essencial para viver plenamente esta existência. Não há personagem, nem tempo e espaço definido. Que este encontro, mesmo virtual, seja uma contribuição para novas transformações necessárias neste nosso novo modo de ‘En.carnar’ no mundo”, finaliza Barbara.

Sobre Barbara Araujo (Babi Soares)

Mãe de duas meninas, brincante, atriz, dramaturga, educadora, palhaça e entusiasta das artes. Uma aquariana do século passado, aos 44 anos experimenta a vida artística virtual expandido as práticas de presença. Graduada em Letras Inglês Licenciatura pela (PUC-SP), é Mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Como dramaturga escreveu: “Elas”, pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Foi professora do curso Literatura com foco em dramaturgia da FundArt Ubatuba e arte-educadora na ONG Gaiato. Criou as “edições bárbaras”, escreveu o livro “Tiê”, e criou os espetáculos teatrais “Descarte”, “Que Luz!?!”, “Do Nascer ao Falar”. Em parceria com o “UM, DOIS, TRÊS Coletivo Teatral”, deu inicio ao Bloco “Ubamirim”. Durante a pandemia, criou o trabalho musical Barbarinna e os ETC, em parceria com os músicos Marcus Binns, Marcelo Voos e Tomás Bastos, além das artes virtuais: Aranha_Cibernética; Nós_ComFia; En_Cantos Me Abro; Parte_Ria; Live_Selvagem; Valentine Selfie-Journal; Gra_Vida_Des. Acaba de lançar virtualmente o livro “Tiê de volta” contemplado pelo ProAC editais.

Para conhecer mais sobre ela, entre em suas redes sociais: @barbara_araujo_art e visite seu site http://baraujo.art.br/

Sobre a Casa Sumidouro

Localizada na periferia urbana da cidade de Ubatuba/SP, é um centro de produção artística, propostas e pesquisas arte-educativas.

Serviço

“Con_versas: “CurArte: poesia, corpo e transformação”
Bate-papo de Barbara Araujo com Gustavo Gitti e Leila Garcia
Terça: 3 de agosto, às 20h
Inscrições pelo Sympla: https://url.gratis/Wva05J

“Con_versas: “A potência criARTEvida do corpo”
Bate-papo de Barbara Araujo com Cristina Balzano, Maíra Duarte, Anna Gallafrio e M.Carol Queiroz.
Quinta-feira: 5 de agosto, às 20h30.
Inscrições pelo Sympla: https://url.gratis/mZ5CAn