Moradores e turistas receberam uma surpresa ao estacionarem os seus veículos na Rua da Praia, no centro de São Sebastião, neste final de semana. Mais de 62 veículos foram multados entre sexta (22/9) e sábado (23/9), com a observação de que o veículo estava estacionado com as quatros rodas sobre o passeio.
“Estacionar qualquer veículo no passeio público, conhecido popularmente como calçada, é infração grave e sujeito a multa de R$ 195,23, mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).”
A prefeitura de São Sebastião utiliza há anos esse trecho de calçamento na Rua da Praia como estacionamento. Moradores e turistas se acostumaram a estacionar seus veículos neste local, com a permissão do poder público. E da noite para o dia a prefeitura proibiu sem nenhum aviso ou impedimento.
Os condutores ao estacionarem seus veículos como de costume, não encontraram nenhuma informação de proibição ou alguma sinalização de impedimento e ao retornarem se depararam com a multa.
Segundo informação recebida, todas as multas foram aplicadas por um único funcionário da prefeitura, um guarda municipal, denominado agora como policial municipal.
Reunião do CONSEG
Na reunião do CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança, realizada no dia 14 de setembro na sede da SAMJU-Associação de Amigos de Juquehy, Wellington, secretário adjunto da Secretaria de Segurança Urbana, informou que o departamento de trânsito arrecadou quase “400 multas de trânsito” no feriado de 7 de Setembro, em São Sebastião. E informou também que a Zona Azul já está sendo licitada. A empresa que fará o serviço, começará no centro e depois virá para os bairros. O que está em questionamento é o tempo de permanecia nas praias. No centro será 2 horas.
Prefeitura
A reportagem do Tamoios News questionou a assessoria de imprensa da prefeitura sobre a falta de divulgação da proibição da área como estacionamento e a falta de sinalização de impedimento, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
Redação/Tamoios News