O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é comemorado hoje, 26/7, para alertar governos e população sobre sua importância. A data foi celebrada pela primeira vez em 2016, principalmente devido à elevação crescente dos níveis do mar provocado pelas mudanças climáticas.
Estima-se que pelo menos ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependam dos manguezais para se desenvolverem. Ou seja, ele garante a integridade da faixa costeira e dos próprios oceanos, amplia a resiliência dos ecossistemas, das comunidades e da própria atividade econômica costeira.
A Polícia Militar Ambiental Marítima realiza ações de proteção a este bioma diuturnamente, realizando Policiamento Ostensivo e Preventivo Náutico por todas as áreas de mangue do litoral de São Paulo, utilizando lanchas-patrulha nos rios da região, bem como viaturas por terra, com intuito de coibir a pesca ilegal e predatória de espécies como o Caranguejo-Uçá, Caranguejo Guaiamum, Siri-Azul, entre outros, bem como o descarte de lixo nas comunidades (palafitas) em áreas de mangue, além de coibir e reter as invasões nestas áreas, preservando a fauna e flora deste tão importante ecossistema.
O guará-vermelho (Eudocimus ruber), é uma ave típica dos manguezais e que representa as condições de preservação desse ecossistema costeiro, esteve extinta no Estado de São Paulo na década de 50; especialmente nas regiões do Porto de Santos e do polo industrial de Cubatão.
Após a reintrodução de algumas aves da espécie, provenientes de outras regiões, e da preocupação e seriedade da fiscalização ambiental, hoje, já é possível ver uma boa quantidade desses animais em nossa região!
Fonte: Comunicação Social da Polícia Marítima de SP