Trânsito em São Sebastião chegou a ser interditado por participantes do protesto na única via que interliga os bairros
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
A Greve Geral, convocada pelas centrais sindicais de todo o Brasil contra a terceirização e as reformas propostas pelo governo federal, teve adesão de mais de 100 manifestantes que, munidos de faixas e cartazes, bloquearam o trânsito nas imediações da Transpetro, em São Sebastião no início da manhã desta sexta-feira (28).
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 8h o trânsito foi totalmente interditado em frente à Transpetro. No entanto, por volta das 8h15, o tráfego voltou a operar normalmente nos dois sentidos, porém com lentidão.
Segundo informações apuradas pelo Portal Tamoios News, participam do movimento membros do Comitê do Litoral Norte Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, que organizaram um ato unificado de todas as categorias trabalhadoras, centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis. A mesma manifestação ganhou força do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv), que aderiu ao movimento.
Indivíduos queimam pneus para impedir saída de ônibus da Ecobus
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Ainda na madrugada de hoje (28), o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar chamas de pneus que foram queimados nas imediações do bairro Topovaradouro, em São Sebastião. O mesmo ato aconteceu no bairro Cigarras. Pelo local, de acordo com a PM, não havia manifestantes.
Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, o ato no Topovaradouro teve o objetivo de impedir a saída dos ônibus da empresa Ecobus, que já tinha se antecipado e conseguiu fazer com que os veículos saíssem da garagem.
Ao Tamoios News, a diretoria da Ecobus afirmou que não está prevista greve geral no dia 28 e se posicionou contrária ao movimento. A orientação é que os funcionários trabalhem neste dia. “A Ecobus presta um serviço essencial à população e não pauta as suas atividades com base em posicionamentos políticos, mas sim naquilo que é de interesse da coletividade”, esclareceu em nota enviada ao Tamoios News na tarde da última quinta (27).
A empresa também ressaltou que está ciente sobre movimentos nas ruas, impedindo a passagem dos ônibus, o que poderá afetar os horários das linhas e os itinerários. Por isso, orientou a equipe a estudar algumas estratégias visando atender a população mesmo diante deste cenário.