
Manifestantes saíram às ruas neste domingo, em protesto contra o Governo Federal e a corrupção
Por Raell Nunes, de Ubatuba
Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (13), em várias cidades do Brasil, para protestar contra a corrupção e reivindicar melhorias na política brasileira. A situação não foi diferente nas cidades do litoral norte, onde aproximadamente 1500 pessoas saíram de casa em apoio ao movimento “Vem pra rua”.
Em Ubatuba, os manifestantes pintaram seus rostos com as cores da bandeira nacional, fizeram muitos cartazes e faixas. “Corrupção mata”, “Todo poder emana do povo”, “Fora corrupto”, diziam alguns.
Os presentes na Praça Capricórnio, onde eles se concentraram, assinaram um documento intitulado “As dez medidas contra a corrupção”, movimento encabeçado pelo Ministério Público e que já conta com mais de 1 milhão e meio de assinaturas. O objetivo é implantar medidas mais rigorosas no combate à corrupção.
Antes da passeata, houve um discurso do advogado ubatubense José Márcio. Ele falou um pouco da significância da movimentação popular. “O vem pra rua convida os brasileiros a se unirem, para continuar manifestando por está indignação, sempre que necessário. Com o objetivo de resguardar a esperança, sequestrada pela corrupção. Exigir mais eficiência e transparência no gasto público”, afirmou.
Os protestantes começaram a caminhar pelas ruas do centro de Ubatuba às 10h15. A maioria levava um apito e fazia muito barulho. Os moradores que viam a passeata, pelas janelas de suas casas, acenavam. Os carros que passavam perto buzinavam em sinal de apoio aos que reclamavam do governo e da corrupção.
Além da revolta contra a política, os manifestantes também revindicavam melhorias na saúde e educação. Muitos idosos estavam presentes e exigindo mudanças. “Tem muitos velinhos aqui. Eles gritam pra caramba e parecem que estão novinhos em folha”, disse Matheus Júlio Souza, 21.
Já a idosa Ivaneide Soares pinto, 64, falou que sentiu a falta dos jovens na manifestação. “O futuro é deles, têm poucos aqui. Se eu fosse mais nova ia fazer um barulho danado. Esses jovens precisam se preocupar mais com o Brasil e Ubatuba”, afirmou.
A polícia militar e municipal acompanhou o movimento desde a concentração até o término. Não houve registro de
vandalismo ou violência durante o percurso da manifestação.
Outras cidades
Em São Sebastião, a concentração dos manifestantes aconteceu no período da manhã. Dezenas de pessoas, também vestidas de verde e amarelo, se encontraram na Praça do Coreto, no Centro Histórico. O grupo sai em caminhada sentido o bairro Porto Grande, onde está localizada a base da Transpetro. Chegando à base, eles gritaram palavras de ordem e cantaram o hino nacional.
Na cidade de Ilhabela, a concentração para o protesto também ocorreu no período da manhã e concentrou dezenas de pessoas por volta das 11h. O objetivo, de acordo com manifestantes, também era a mudança no governo brasileiro e o fim da corrupção.
Já em Caraguatatuba o protesto foi iniciado por volta das 15h, na praça da Cultura, no Centro. Mais de 550 pessoas, de acordo com organizadores, se reuniram no local para saírem em caminhada, protestando contra a corrupção e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os participantes fizeram uma caminhada até a ponte do Indaiá e retornaram à praça.
Muitos cartazes confeccionados pelos manifestantes elogiavam e davam apoio ao juiz Sérgio Moro, conhecido por sua atuação nas ações em primeira instância da Operação Lava Jato.
Colaborou: Ricardo Hiar, de Caraguatatuba