A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades da região Sul do Brasil poderá provocar ventos de direção Oeste a Sudoeste, rondando para Sudoeste a Sudeste, com intensidade até 89 km/h (48 nós), no litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao sul de Laguna (SC), até o dia 7 pela manhã.
O avanço da frente fria pelo Sudeste do Brasil poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sul, com intensidade até 74 km/h (40 nós), entre o litoral do estado de Santa Catarina, ao norte da cidade de Laguna (SC) e o litoral do estado da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), até o dia 7 pela manhã. Ao longo desse período, é esperado que o sistema frontal se desloque na direção Nordeste e provoque ventos de direção Sudoeste a Sul, com intensidade até 74 km/h (40 nós) no litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), entre o dia 6 à noite e o dia 8 à noite.
Devido às condições meteorológicas citadas, poderá ser observada agitação marítima com ondas de direção Oeste a Sudoeste, com altura entre 3,0 a 6,0 metros, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao sul de Laguna (SC), até o dia 7 pela manhã. São esperadas ondas de direção Sudoeste a Sul entre 3,0 e 5,0 metros de altura, entre o litoral do estado de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC) e o litoral do estado do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), até o dia 7 pela manhã.
Na sequência, estão previstas ondas de direção Sudoeste a Sul com altura entre 3,0 e 5,0 metros, entre o litoral do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo (RJ), e o litoral do estado da Bahia, ao sul de Caravelas (BA), até o dia 8 à tarde e, também, ondas de direção Sudoeste a Sul com altura entre 3,0 e 4,0 metros no litoral do estado da Bahia, ao norte de Caravelas (BA) e ao sul de Salvador (BA), entre o dia 6 à noite e o dia 8 à noite.
Não houve alteração das previsões de ocorrência de ressaca, que pode atingir a costa, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste entre 2,5 metros a 3,0 metros de altura, entre o litoral da cidade de Chuí (RS) e o Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 6 à noite.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
.
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se
ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.