Localizado no município de Santos-SP, o ComGptPatNavSSE(Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste) receberá um navio patrulha (NPa) e uma lancha blindada, que permitirá ampliar sua área de fiscalização no Litoral Paulista, incluindo, o Litoral Norte.
O ComGptPatNavSSE é um Comando de Força Naval, subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval(Com8ºDN).
A criação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste foi identificada a partir da importância econômica da região do Porto de Santos, responsável pela movimentação de aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro; do consequente incremento das atividades marítimas; e da proximidade com as atividades da indústria do petróleo na Bacia de Santos.
Com a inauguração no dia 06 de agosto de 2018, dessa nova Organização Militar sediada no município de Santos-SP, o Com8ºDN passou a ter a capacidade de atuar na área marítima dos Estados de São Paulo e do Paraná, utilizando os meios navais subordinados do ComGptPatNavSSE.
A missão do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste é preparar e empregar os meios navais subordinados para realizar operações navais de Patrulha Naval, Patrulhamento, Defesa de Porto e áreas marítimas restritas, aí incluídos terminais marítimos e plataformas de petróleo na Bacia de Santos, Socorro e Salvamento, além de atividades relacionadas com a segurança da navegação; a fim de contribuir para o cumprimento da missão do Com8ºDN.

navios de Patrulha (AviPa) “BARRACUDA” e “ESPADARTE”
Atualmente, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste conta com dois (02) navios de Patrulha (AviPa) “BARRACUDA” e “ESPADARTE” para a realização de atividades de defesa de porto e patrulhamentos ostensivos no mar territorial e nas águas interiores; e em breve receberá o seu primeiro Navio Patrulha (NPa) e uma Lancha Blindada, intensificando a presença da Marinha do Brasil na área de jurisdição do Com8ºDN.
Segundo o comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste da Força Naval, capitão de fragata Carlos Marden da Silva, o Navio Patrulha que ficará subordinado ao ComGptPatNavSSE, sediado no Porto de Santos, será o NPa “GUAJARÁ”, da Classe “Grajaú”, indicativo naval P44. Atualmente, o NPa está no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) concluindo seu período de manutenção, a fim de possibilitar seu emprego operacional, nas melhores condições materiais (estruturais, sistemas e equipamentos).

Navio NPa “GUAJARÁ”, da Classe “Grajaú”, indicativo naval P44
A movimentação definitiva do P44 para sua nova sede ocorrerá tão logo sejam concluídos o mencionado período de manutenção e o consequente treinamento da tripulação do navio. Fruto de ajustes necessários no cronograma de período de manutenção do NPa GUAJARÁ, sua transferência para o ComGptPatNavSSE deve ocorrer, provavelmente, ainda no primeiro trimestre do corrente ano.

Lancha Blindada
Segundo o capitão de fragata Carlos Marden da Silva , após a chegada do primeiro Navio Patrulha, no início deste ano, o ComGptPatNavSSE ampliará as operações de fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos da autoridade marítima além das 12 milhas náuticas (mar territorial), possibilitando, por exemplo, a realização de atividades de Patrulha Naval no entorno das Plataformas de Petróleo e demais unidades offshore na Bacia de Santos.