A Gerência Regional do Sudeste (GR-4) do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade e CASOP-Centro de Apoio a Sistemas Operativos da Marinha do Brasil assinaram na sexta-feira (24/3) um acordo de cooperação técnica para atuação conjunta na ilha de Alcatrazes.
O acordo prevê o uso das estruturas da Marinha do Brasil na ilha para monitoramento da pesca ilegal, substituição da matriz energética por energia limpa, instalação de Internet via satélite para melhorar a comunicação com o continente e gestão responsável de resíduos na ilha.
A instalação de energia e internet além de garantir a segurança das equipes em campo vai possibilitar a instalação de câmeras para monitoramento 24 horas de atividades ilegais no arquipélago, garantindo uma maior proteção dos seus ambientes.
O Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes (ICMBio Alcatrazes), responsável pela gestão das unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Fonte: ICMBio



