Marinha do Brasil São Sebastião

Novo comandante da Patrulha Naval Sul-Sudeste intensificará ações no porto de São Sebastião

Tamoios News
Foto: Reprodução TV Tribuna

O Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste (GPNSS), tem novo comandante, o capitão de fragata Rafael Burlamaque. Ele assumiu o comando na última quinta(26), em Santos.

O capitão de fragata Burlamaque pretende intensificar as ações de patrulha naval nas proximidades dos portos de Santos, São Sebastião e Paranaguá (PR).

 

Posse do Capitão Burlamaque. Foto:Reprodução TV Tribuna

O novo comandante do GPNSS tem como meta intensificar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente e evitar o tráfico de drogas na área de jurisdição do Grupamento. Isto inclui as proximidades do Porto de Santos e também uma distância superior a 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros) da costa dos estados de São Paulo e Paraná.

“As nossas operações são sempre feitas em conjunto com outras agências, sempre apoiando no que for preciso, na área marítima, a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis), a Polícia Militar Ambiental” , disse Burlamaque em sua posse.

O comandante Burlamaque tem muita experiência. Antes de assumir o comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, ele atuava em uma missão internacional, como parte da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). Antes de sua atuação no Líbano, entre 2012 e 2014, o oficial participou da Missão de Assessoria Naval na Namíbia.

O ex-comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, o capitão de mar e guerra Carlos Marden Soares da Silva, assumirá o posto de chefe de Estado-Maior no 8º Distrito Naval, na Capital, uma função de assessoria direta ao comando.