Apesar das recomendações para que turistas e veranistas evitem o Litoral Norte devido à pandemia do novo coronavírus, muitos deles estão desrespeitando as orientações e chegando à região.
As recomendações para que os turistas evitem as cidades da região é devido a falta de estrutura na rede saúde local para poder atender possível registro de casos de coronavírus.
Em Ilhabela, apesar das restrições na travessia da balsa e o fechamento de marinas, veranistas estão se deslocando de barcos, a partir de São Sebastião, em direção até a Ilha.
Segundo informações, as autoridades locais estão tentando adotar medidas para impedir que turistas cheguem até a Ilha através de lanchas e barcos.
A Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, está com sua equipe de Inspeção Naval na água parando e notificando todas as embarcações que não são autorizadas para esse fim.
Balsa
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e das ações tomadas para evitar aglomerações de pessoas e impedir a proliferação da doença, a DERSA acatou os decreto editado pela prefeitura de Ilhabela.
Em Ilhabela, será limitado o acesso às balsas:
– Aos veículos de emergência como ambulâncias, viaturas e transportes de pacientes
– Aos veículos oficiais
– Veículos destinados aos serviços essenciais
– Aos veículos com placas de Ilhabela e São Sebastião, desde que sejam moradores ou trabalhadores
Ubatuba
Em Ubatuba, apesar da barreira sanitária instalada pela prefeitura nas estradas de acesso até a cidade, muitos turistas, a maioria, veranistas, não estão acatando as determinações da prefeitura e insistem em chegar até Ubatuba. A polícia rodoviária está precisando intervir para que os veículos retornem às suas cidades de origem
A prefeitura determinou que apenas moradores, pessoas que trabalhem na cidade e veículos de abastecimento, ambulâncias e viatura possam passar pelos bloqueios.