Meio Ambiente Notícias Ubatuba

Após reabilitação, Instituto Argonauta realiza soltura de ave marinha em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

A equipe do Instituto Argonauta realizou mais uma soltura de ave em Ubatuba nos últimos dias. Um Trinta-réis-real (Thalasseus maximus) adulto, que foi resgatado durante o monitoramento, no dia 27 de agosto, por um dos técnicos da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A ave marinha foi levada para a Unidade de Estabilização de São Sebastião, apresentando lesões nas patas e pneumonia. Após sua estabilização, foi transferida para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Ubatuba para a continuidade do tratamento e realização de outros exames complementares, como radiografia e exames clínicos.

Tendo respondido bem aos tratamentos e com os resultados dos exames de pré-soltura dentro dos padrões esperados para a espécie, a equipe iniciou o processo de retorno do Trinta-réis ao seu habitat natural.

Foto: Instituto Argonauta

Para a realização da soltura, a equipe realiza a biometria, ou seja, tira algumas medidas e peso do animal, e coloca uma anilha (anel de identificação) conforme a regras do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) – no membro inferior, para que o animal possa ser monitorado caso seja reavistado.

O Trinta-réis-real é uma ave marinha que possui entre 48 a 53 cm, bico laranja e plumagem do topo da cabeça branco, no período de reprodução, a plumagem da cabeça fica escurecida, como se fosse um capuz preto. Alimenta-se principalmente de peixes, mas também fazem parte do seu cardápio, crustáceos e moluscos.

Foto: Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta, fundado pela Diretoria do Aquário de Ubatuba, atua desde 1998 em parceria com o Aquário no resgate e reabilitação de fauna marinha. É uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Ao ver um animal marinho debilitado, ligue 0800-642-3341 ou (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Sobre o Instituto Argonauta:
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Sobre o PMP-BS:
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!
Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store).

No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes. Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, Instituto
Argonauta e Instagram: @institutoargonauta

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta