Ilhabela Meio Ambiente

Projeto Tamar e Instituto Argonauta realizam soltura de tartaruga em Ilhabela

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

A Tartaruga-verde retornou à natureza após ficar mais de um ano em reabilitação na Fundação Projeto Tamar. 

Ontem, quinta-feira (7), a tartaruga marinha da espécie Tartaruga-verde (Cheloniamydas) foi devolvida ao seu habitat natural pelas equipes do Instituto Argonauta e da Fundação Projeto Tamar, em Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo.

A soltura aconteceu pela manhã, com a presença de alguns moradores, da equipe do Instituto Argonauta, Fundação Projeto Tamar, também do mergulhador que ajudou a salvar a tartaruga e ainda o prefeito da cidade de Ilhabela, Toninho Colucci.

Confira em nosso canal no Youtube, o vídeo foi enviado pelo Instituto Argonauta;

O animal foi encontrado por um mergulhador na Praia do Sergio, no dia 15 de fevereiro de 2021, debilitado e com marcas de interação com embarcação (hélice de barco) na carapaça. A tartaruga-verde foi resgata pela equipe de campo do Instituto Argonauta e encaminhada para reabilitação na Fundação Projeto Tamar em Ubatuba.

As instituições são executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Além das fraturas de carapaça, que demandam cuidados especiais para controlar a dor e infecções sistêmicas, o animal também possuía tumores distribuídos por todo corpo, inclusive nos olhos, que afetava sua visão.

O animal foi submetido a diversos procedimentos, inclusive cirúrgicos para retirada de tumores, respondendo bem aos tratamentos e recebendo alta médica para retorno ao mar, completamente recuperada e saudável.

A espécie durante muitos anos esteve na lista de animais ameaçados de extinção, mas graças a projetos que visam a proteção e conservação da biodiversidade marinha agora é considerada uma espécie em risco mais baixo, mas ainda dependente de muitas ações de conservação e conscientização da população para continuar fora da lista, devido principalmente a ameaças como as capturas incidentais em pescarias, a destruição de habitats e a poluição marinha.

Foto: Vitor de Souza / PMI

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 – 3833.5789/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 38335753/ (12) 99705-6506 – WhatsApp.

Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS
(APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os orgãos competentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta