Litoral Norte Meio Ambiente

Tamar comemora 35 milhões de tartarugas protegidas com programação em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Divulgação/Tamar
Parceria com Petrobras foi renovada e projeto receberá investimentos de R$ 13,5 milhões nos próximos três anos

Nasce nesta sexta-feira (6) o filhote simbólico da tartaruga marinha de número 35 milhões do Projeto Tamar. A soltura será comemorada em alguns pontos do litoral brasileiro, incluindo Ubatuba, que terá programação variada para comemorar este marco do projeto, reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas iniciativas de conservação marinha do mundo. A parceria de 35 anos com a Petrobras foi renovada e receberá investimentos de R$ 13,5 milhões nos próximos três anos.

O objetivo principal do projeto é a conservação de cinco espécies de tartarugas, todas ameaçadas de extinção. “Além de sua valiosa contribuição ambiental, o projeto envolve as comunidades em locais onde atuamos, possui ações de sensibilização e educação ambiental e tem sinergia com o nosso negócio por trabalhar com espécies e ambientes costeiros e marinhos, áreas onde se concentra a maior parte da operação offshore”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social, Beatriz Espinosa.

Atualmente, mais de 2 milhões de tartarugas marinhas entram no mar por ano sob a proteção do Projeto Tamar.  “Ao contabilizar dados das últimas temporadas reprodutivas, descobrimos que aconteceria no verão de 2018 esse marco na história do Tamar”, conta Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar.  Hoje, com 36 anos de atuação, o projeto está presente em 26 localidades, de nove estados do país, muitas delas em  áreas de abrangência da Petrobras.

O Tamar é membro da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador, todos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Juntos, esses projetos atuam em diferentes frentes e são um símbolo da atuação da Petrobras na conservação marinha no Brasil.

Ubatuba – Hoje, terá início às 14h, no Tamar Ubatuba, uma visita orientada especial que abrirá o dia comemorativo. Às 16h, a atividade “Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas” contará com a participação das crianças. Já a soltura simbólica da tartaruga 35 Milhões ocorrerá alguns minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h, na Praça da Baleia (Praia do Itaguá).

Já amanhã (7), as comemorações continuarão no Centro de Visitantes do Tamar, onde às 19h30 haverá um bolo e o tradicional “Parabéns” para a conservação marinha brasileira. Na sequência, às 20h, a apresentação musical do Grupo Concertada encerra o momento especial.


Serviço:
Evento: 35 Milhões de Tartarugas Marinhas Protegidas –  Projeto Tamar Ubatuba
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar Ubatuba e Praça da Baleia (Praia do Itaguá)
Data: Sexta-feira e sábado, 6 e 7 de abril de 2018
Horário: A partir das 14h na sexta e a partir das 19h30 no sábado
Mais informações: (12) 3832 6202 tamaruba@tamar.org.br

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.