Meio Ambiente

Tempo amanhece fechado em todo Litoral Norte e deve chover até sexta-feira (1)

Tamoios News
Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

Tempo fechou em todo o litoral norte, mas temperaturas permanecem elevadas; na foto, Maresias

Segundo CPTEC as temperaturas permanecerão elevadas, mas o tempo estará nublado e deve chover todos os dias

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Depois de vários dias com sol quente, o tempo mudou em todo Litoral Norte na noite de segunda-feira (28), quando chuvas mais intensas e contínuas atingiram a região. As temperaturas caíram um pouco e a terça-feira amanheceu nublada, com presença de chuva fina.

De acordo com a previsão do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), essas condições se estenderão até o final da semana, quando o sol deve voltar aparecer. Enquanto isso, o tempo deve ficar nublado, com possibilidade de chuvas ao longo do dia. No período da tarde, pancadas de chuva devem atingir todo o litoral.

“As pancadas devem ser rápidas, no fim da tarde e início da noite, mas a previsão é de que o tempo permaneça nublado e com chuvas fracas durante todo o dia. Como é um período em que as temperaturas se elevam rapidamente, não dá para descartar que o tempo pode abrir em alguns momentos”, explicou o meteorologista do CPTEC, Maicon Veber.

Conforme previsto, a quinta-feira (31) deve ser o dia mais fechado, quando o tempo deve piorar. Pode chover já durante o período da manhã, trazendo mais umidade e nebulosidade para a região.

Na sexta-feira, primeiro dia de 2016, o clima volta para as condições de pancadas de chuva durante o dia, mas com maior possibilidade do sol aparecer em alguns períodos. “A nebulosidade deve permanecer e não devemos ter dias claros até sexta-feira. Apesar disso, as temperaturas estarão elevadas, entre 28 e 32º C”, disse Veber.

Mesmo com o tempo nublado, muitos turistas e moradores não deixaram de frequentar as praias do Litoral Norte nesta terça-feira. Esse foi o caso de Luana de Oliveira Sales, 25, que estava na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba.

“Nem essa chuvinha vai atrapalhar meus planos de pegar uma praia. Enfrentei horas para chegar aqui, então agora vou aproveitar de todo jeito”, comentou a moradora de São Paulo.

Danilo Freitas dos Santos, 40, também estava com a família na mesma praia. “A chuva está fraquinha e o tempo quente. É até melhor do que aquele calor que estava fazendo no final de semana”, comentou o empresário paulistano, que veio passar 10 dias com a família em Caraguatatuba.

Apesar disso, é importante que os banhistas fiquem atentos, principalmente em casos de chuvas com raios e trovões. A Defesa Civil de São Sebastião, por exemplo, fez uma campanha para alertar sobre os perigos. Uma das frase da campanha é “Chuva, raio, trovoada… Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!”, tem como objetivo alertar moradores e turistas para evitarem o mar se as condições estiverem muito adversas, já que isso pode oferecer muitos riscos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.