Em algumas praias o trânsito é liberado, por exemplo, no Ubatumirim e no Estaleiro
Por Raell Nunes
Estacionar na areia das praias é irregular. Isso, no entanto, ocorre em algumas praias de Ubatuba. O estacionamento na areia das praias incomoda moradores e profissionais ligados ao meio ambiente.
Moradores da Praia da Enseada, dizem que em finais de semana e feriados é comum ver carros estacionados na praia.
Os proprietários dos veículos, na maioria, turistas de passagem pela cidade, reclamam que não encontram oputros locais para estacionar seus carros.
Eles alegam ainda, que por medo de assalto ou danos praticados nos carros, preferem deixar na areia, ao alcance dos olhos.
Há queixas, também, em praias do lado sul de Ubatuba, onde o estacionamento na praia tem prejudicado até mesmo a circulação dos banhistas.
Existem reclamações de estacionamento de veículos na areia nas praias Grande, Dura, Vermelha do Norte e nas proximidades do Rio Escuro. Nas Toninhas, jovens andam de moto na areia e estacionam por lá.
O morador Everton Silveira alega que estacionar veículos nas praias pode causar acidentes, pois o mar pode virar e arrastar o carro para água. “Atrapalha as crianças a brincar. Favorece a poluição”, disse.
Especialista em engenharia e meio ambiente, Heitor Vieira explica que os veículos estacionados ou trafegando nas areias, causam danos ao meio ambiente.
Segundo ele, o impacto dos pneus sobre a areia, acabam criando “condições de ausência completa ou quase completa de oxigênio molecular, impedindo os mariscos (sob a trilha) de estenderem seus sifões em busca de nutrientes, condenando à morte estes organismos que filtram seus alimentos”.
Prefeitura
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, as fiscalizações sobre veículos transitando e estacionados nas praias, são de competências da Guarda Municipal e Polícia Militar.
Assim que os Guardas Municipais são acionados, se deslocam ao local da denúncia e, se constatarem que há carros em locais proibidos, lavram o auto de infração.
Conforme a Secretaria de Segurança, em algumas praias o trânsito é liberado, por exemplo, no Ubatumirim e no Estaleiro, onde o acesso se dá somente pela faixa de areia.
Com relação à Praia da Enseada, a Secretaria entende que várias residências possuem acesso somente pela areia da praia, portanto, a Coordenadoria de Trânsito baixou uma portaria regulamentando a utilização da praia da Enseada para veículos de carga e descarga, desde que, cadastrados na Coordenadoria de Trânsito. Esses veículos podem trafegar pela areia da praia das 5 às 7h30 e das 19 às 20h30.
Moradores e frequentadores das pousadas possuem credenciais especiais, que permitem o tráfego pela praia em qualquer horário. Os veículos não podem ultrapassar a velocidade de 20Km/h.
As penalidades a serem aplicadas, depende do tipo de infração, mas por estacionar ou transitar em local proibido, a multa tem o valor de R$ 130,16 (cento e trinta reais e dezesseis centavos) e 04 (quatro) pontos na Carteira, estando ainda o veículo sujeito a ser removido.