A antiga escultura foi levada para o Parque das Cachoeiras
Funcionários da Prefeitura de Ilhabela retiraram na tarde de quarta (23), o monumento “Homenagem ao Caiçara Pescador”, que estava instalado na antiga rotatória da Barra Velha. Atualmente, o local passa por obra de reurbanização para ser transformado em uma nova praça, que ganhará uma obra do escultor e embaixador cultural de Ilhabela, Gilmar Pinna, com 17 metros de altura e simbolizando a Capital Nacional da Vela.
A retirada da antiga escultura “Pescador” foi feita por funcionários da Prefeitura e contou com o apoio de um caminhão munck. O trabalho foi realizado em duas partes. A primeira foi a retirada da parte de cima da escultura (pescador). Em seguida, houve o deslocamento da estrutura inferior (barco). Intacta, a escultura foi levada por dois caminhões até o Parque das Cachoeiras, na Água Branca. “Desde 2009 iniciamos a reurbanização da avenida principal, com duplicação, novas rotatórias, ciclovia, calçadas, entre outras melhorias, chegando agora na entrada da cidade. Este local ganhará uma bela praça, com uma obra do escultor Gilmar Pinna para simbolizar a Capital Nacional da Vela. A escultura do Pescador está sendo levada para o Parque da Usina, onde já temos o nosso Museu Náutico”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
O secretário de Serviços Municipais, Valdir Veríssimo, coordenou a retirada da antiga escultura. “A obra apresentava alguns sinais de deterioração. Nossos funcionários trabalharam com todo cuidado e não afetaram as estruturas da peça”, explica o secretário.
Com a retirada do monumento, continua a obra de reurbanização da praça e a construção da nova escultura pelo artista plástico Gilmar Pinna. A instalação de um espelho d’água de mais de 20 metros de diâmetro é o próximo passo.
A nova obra de arte mostra as “Velas” estilizadas para simbolizar a Capital Nacional da Vela e o mapa de Ilhabela. Gilmar Pinna é um artista consagrado pela opinião pública e intitulado por lei como “Embaixador Cultural de Ilhabela”. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão.
A nova praça e seu entorno reurbanizado estão num espaço de 2,2 mil m², com área de paisagismo de 950m². Também estão previstas calçadas, ciclovia, um jardim de pedra e outros três jardins com árvore nativas, além de diversas vagas de estacionamento e três novos bicicletários. Toda a praça terá acessibilidade. A iluminação será com lâmpadas de led em mais de 20 postes instalados em toda área.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI