Podas, entulho e lixo pelas vias do bairro estão entre as principais reclamações
Ricardo Hiar
Alguns moradores do Golfinho, na região Sul de Caraguatatuba, estão reclamando das más condições das vias públicas do bairro. Segundo relatam, há falta de manutenção, além de acumulo de lixo, podas e entulho em várias ruas.
Roberto de Oliveira Santos, 55, é morador do Golfinho e diz que os problemas são constantes. Ele diz que a prefeitura demora para passar pelo local e fazer qualquer tipo de manutenção. “Sei que muitas vezes a própria população não colabora, jogando lixo nas ruas, mas como a prefeitura não vem, a situação só vai complicando”, apontou.
Para Miriam Leite, 42, outra moradora do bairro, a principal preocupação é o acúmulo de água e os riscos para a saúde. Segundo ela, existem vários pontos onde há focos do mosquito Aedes Aegypti.
“Meu principal medo é que como voltou a chover bastante, há acumulo de água tanto nas ruas, quanto em terrenos abandonados. Meu filho e meu marido já tiveram dengue e, se nada for feito, todos correremos riscos de contrair a doença”, completou.
Conforme o relato de outra moradora, que preferiu não se identificar, na última limpeza feita pela prefeitura, o material não foi recolhido, como é o caso da rua Domingos Martins Cabreira.
“Como o lixo ficou acumulado em pontos ao longo da via, outras pessoas se aproveitaram para descartar lixo, entulho e, ao invés da ação do município trazer melhorias, só piorou. Além do mosquito da dengue, o bairro ainda sobre com uma infestação de caramujos africanos”, explicou.
Outro lado
Segundo a secretaria de Serviços Públicos a manutenção do bairro é feita periodicamente, a cada quinze dias. Em virtude das chuvas que atingem a cidade – são 42 dias de chuvas, os serviços de limpeza estão prejudicados. A secretaria informou que as valas de drenagem que cortam os bairros do Golfinho e Santa Marina estão desassoreadas.
No caso dos entulhos depositados na rua Domingos Martins Cabreira, a secretaria fará uma vistoria no local. Se o entulho foi depositado em área pública será feita a limpeza. Caso o entulho esteja em área particular, a prefeitura fará o recolhimento e tentará notificar o responsável pelo terreno.
A administração municipal também informa que não se pode depositar entulho em áreas públicas e que o correto seria contratar serviços de empresas particulares com aluguel de caçambas para armazenagem e retirada do entulho. O trabalho de coleta de entulho pela prefeitura é feita na operação Bota Fora ou durante as campanhas de combate a dengue, quando é feita a limpeza dos bairros com maior incidência do mosquito transmissor.