Moradores, veranistas e usuários das praias da Costa Sul de São Sebastião estão reclamando da proibição em estacionar veículos nas avenidas de Cambury, Camburizinho e principalmente na orla da praia da Baleia, que possuí apenas uma única via de acesso.
As placas de proibido estacionar foram colocadas pela prefeitura na quarentena para que moradores, veranistas e turistas não frequentassem as praias. Mas a flexibilização já iniciou há mais de dois meses e as placas ainda não foram retiradas. No dia 13 de agosto o prefeito Felipe Augusto disse em sua live que o estacionamento seria liberado na semana seguinte e até o momento não aconteceu.
O morador do bairro de Juquehy Marcos José, está revoltado com essa proibição de estacionar carros ao longo de toda a praia da Baleia. Segundo Marcos, “estão tornando a praia praticamente privativa. Somente os milionários que possuem mansões na praia agora conseguem frequentar! Pois não se pode mais estacionar. O mesmo está sendo feito na rua principal de Cambury, porém ao contrário da Baleia possui outras vias. A prefeitura está agindo contra o interesse público e da sociedade e sim a favor de poucos ricos e privilegiados, por favor ajudem a comunidade a fazer essa denúncia”, desabafa.
A empresária Flor Senna, proprietária de uma residência em Cambury, reclama da dificuldade em frequentar o comércio. “As placas de proibido estacionar deveriam permanecer apenas em um lado da avenida, e os motoristas também devem respeitar e não estacionar nas calçadas. “Como uma pessoa pode fazer compras no mercado, onde irá estacionar o carro?” comenta.
Neste feriado de 7 de Setembro, comerciantes e ambulantes procuraram o vereador Giovani dos Santos (Pixoxó), revoltados com a quantidade de veículos de veranistas e turistas multados pelos agentes de trânsito da prefeitura, devido a falta de local para estacionar. Segundo o vereador Pixoxó, no mês passado encaminhou dois requerimentos para a prefeitura solicitando a retirada das placas de estacionamento, mas não obteve resposta.