Moradores reclamam que as obras de construção de novas pontes estão paradas. Prefeitura alega que alguns questionamentos feitos pelo SPU e MP atrasaram os trabalhos
Por Maria Jaislane
Estão paradas as obras de reconstrução de pontes nos bairros da costa sul de São Sebastião.
As pontes dos bairros de Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, que interliga a Praia da Baleia estão interditadas.
A ponte que existia em Barra do Una foi levada pela correnteza, durante uma forte chuva, em fevereiro de 2016.
A Secretaria de Obras fez uma passarela para facilitar o acesso dos alunos à creche que ficava do outro lado da ponte.
A prefeitura deu início à licitação para construir uma nova ponte de concreto em dezembro do ano passado.
O MP(Ministério Público) esteve no local é pediu à prefeitura para parar as obras, pois existiam casas muito próximas a ponte.
Uma das casas foi demolida, mas as demais permaneceram, após um acordo entre a prefeitura e os donos.
O prefeito Felipe Augusto fez uma nova creche no bairro e os pais dos alunos não precisaram mais utilizar a passarela.
Os moradores que utilizam a passarela reclamam que motociclistas também passam pela ponte, o que coloca em risco a vida de idosos e crianças.
A ponte de Juquehy, que caiu em agosto, durante a passagem de um caminhão de carga, está interditada e sem obras.
A ponte de Barra do Sahy, que foi interditada pela prefeitura com o objetivo de garantir a segurança dos usuários, até que uma nova ponte de concreto fosse construída, também esta do mesmo jeito.
No local, estão armazenados materiais para a construção da nova ponte, mas os serviços, até agora, não foram iniciados.
Os moradores para “cruzar” o bairro em direção a praia da Baleia são obrigados a pegarem a rodovia Rio-Santos e a passar por Cambury.
“Espero que seja reformada o quanto antes, pois dificulta muito o acesso ao outro bairro, moro na Barra do Sahy e para visitar minha mãe, que mora na Baleia, estou tendo que fazer um enorme trajeto”, disse Laisa Mendes, moradora do bairro Barra do Sahy.
Segundo Felipe Fernandes, Secretário de Obras da Regional do bairro de Juquehy, há um projeto da Prefeitura para a substituição dessas pontes de madeira por outras de concreto.
O Prefeito Felipe Augusto, em recente reunião com hoteleiros da região, explicou que a ponte do bairro de Barra do Una, licitada no ano passado, iria ser construída em dezembro, porém o Ministério Público apareceu e a prefeitura teve que parar o serviço.
“Ficamos cerca de dez meses parados. Porque havia uma casa próxima à ponte e o SPU (Secretaria de Patrimônio da União) tinha que se manifestar, pois não havíamos consultado o órgão”, comentou o prefeito.
Segundo ele, foi exigida a demolição de todas as casas que ficam próximas a ponte, por isso, a prefeitura optou em fazer a passarela provisória, enquanto tratava da questão das casas.
“Começamos novamente com a ponte, mas, a EDP Bandeirante disse que teria que mudar os postes do lugar, mas já estamos trabalhando nisso”. Explicou Felipe Augusto, durante o encontro com hoteleiros e empresários da costa sul.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura. A informação dada ontem, quinta(4), foi de que as obras estão sendo executadas. .