Eles citam apagões, equipamentos sucateados, medicamentos e alimentos perdidos pela falta de energia frequente“O serviço só é atendido quando é solicitado via ouvidoria”
Moradores de Ilhabela têm enviado inúmeras reclamações à redação do Tamoios News quanto ao atendimento da empresa Neoenergia Elektro à população.
Eles citam a dificuldade em serem atendidos quando necessitam de reparação de cabos de energia nos bairros, a falta frequente de energia em suas casas por até três dias seguidos e que os reparos só ocorrem quando fazem a reclamação via ouvidoria da empresa.
É o caso do artista plástico Will Foz, morador do bairro Alto Piúva que conta que seguidamente enviam solicitações de serviços, questionamentos e reclamações para a empresa, cobrando soluções e melhorias no serviço ofertado pela Elektro na cidade.
Segundo informou, de quarta-feira (30/3) à noite até sexta-feira (1/4) pela manhã, os bairros Piúva e Alto do Piúva ficaram sem energia, sendo sanado o problema apenas após reclamação na ouvidoria. E cita outras vezes em que a mesma situação ocorre. “O serviço só é atendido quando é solicitado via ouvidoria”, enfatiza o artista.
Apagões, acúmulo de matéria orgânica nos cabos de energia e equipamentos sucateados são situações apontadas e pedidos realizados frequentemente pelos moradores à empresa. “Alegam até risco de vida para não executar o serviço, isso porque são treinados para lidar com alta tensão. Muitas famílias têm perdido alimentos em suas geladeiras e freezers devido à falta de energia elétrica em pleno século 21. O atendimento está péssimo”, aponta.
Segundo o artista, moradores da cidade estão se reunindo para pleitear uma audiência pública através de abaixo-assinado de toda a população para discutir o futuro energético de Ilhabela pelo Movimento Somos Ilhabela (MSI). “Queremos investimento e compromisso. Será encaminhado ao Poder Executivo e Legislativo”, aponta.
Para a professora particular de inglês, Kika Campos, a situação é realmente complicada. Segundo conta, nem a prefeitura, nem a Elektro e moradores mantêm as podas de árvores e qualquer vento causa problemas. “Estoura muito transformador também, há picos de energia, queima aparelhos eletrodomésticos, comércios perderam estoques de coisas refrigerados, eu mesma perdi três meses de medicamentos de alto custo, são injeções que precisam ser mantidas na geladeira e perdi tudo”, enfatiza.
“Nós já sofríamos e agora estamos com sobrecarga; estima-se que mais de 10 mil pessoas vieram morar em Ilhabela nos últimos dois anos, durante a pandemia. As contas são muito altas e piorou muito o serviço”. Para ela, tudo também se agrava devido às construções irregulares com ‘gatos’ de energia, sobrecarregando a rede em alguns bairros. “Nós sentimos que a empresa não tem capacidade. Demorou dias para restabelecer a última situação que tivemos, ainda pisca em alguns pontos da cidade. Muitos fios amarrados, emaranhados, a Prefeitura também precisa se responsabilizar por esse serviço. Na entrada do meu condomínio no bairro Santa Tereza, tem um poste que está para cair, já avisamos duas vezes e não fazem nada, será uma tragédia, aí ficaremos sem energia mesmo”, relata a professora.
A empresa
Por meio de nota, a empresa respondeu “que investe constantemente na melhoria na qualidade do fornecimento de energia” e citou os investimentos realizados pela Neoenergia Elektro, em Ilhabela, nos últimos três anos:
“Reforço no número de equipes, o dobro de eletricistas na base de Ilhabela, de seis para 12; técnico especialista para gestão operacional dos processos e equipes na base; execução de 1.012 metros de manutenção, com atuação focada em troca de postes e estruturas em mal estado, substituição de itens com sobreaquecimento e principalmente realização de podas; substituição de 17 transformadores de forma preventiva; instalação de 6 equipamentos religadores na rede de distribuição; realização de contingência automática via dois esquemas de Self-Healing entre os circuitos, beneficiando 100% dos clientes da Ilha (18.656 clientes) e modernização de rede primária através da substituição de 1km cabos obsoletos por rede moderna e compacta, nos principais pontos das Ilha”.