Cidades Geral

Moradores do Litoral Norte precisam viajar para Taubaté para doar sangue

Tamoios News
Foto: Prefeitura de Caraguatatuba

Como até hoje nenhuma das cidades do Litoral Norte de São Paulo possuem postos de coleta para doação de sangue, os moradores da região precisam viajar até Taubaté para realizar as doações. O Hemonúcleo de Taubaté atende a 25 hospitais das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Por isso, é muito importante a mobilização de caravanas de doadores com frequência, para a devida manutenção do estoque. Esporadicamente, as prefeituras promovem campanhas e oferecem transporte gratuito de ida e volta aos voluntários. Veja como funciona nos municípios do Litoral Norte:

Caraguatatuba

A prefeitura de Caraguatatuba informou que o município promove campanhas de doação, em algumas épocas do ano, oferecendo transporte aos voluntários.

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), localizado em Caraguatatuba, informou que possui uma agência transfusional que atende a demanda do hospital, mas esta agência está ligada à empresa Polsan, que possui postos de coleta em São Paulo e fornece ao hospital o necessário para a assistência. Portanto, não é possível doar diretamente no HRLN.

Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela informou que os interessados em doar sangue devem procurar o Hospital Mário Covas e deixar seu contato. A agência transfusional do hospital entrará em contato, passando os pré-requisitos para a doação e agendando a ida para o Hemonúcleo de Taubaté. A Secretaria de Saúde disponibilizará o transporte de ida e volta. Os interessados também podem ir diretamente ao local da doação, que fica na Avenida Inglaterra, 190, Jardim das Nações, Taubaté-SP.

Ubatuba

A prefeitura de Ubatuba informou que o município tem parceria com o Hemonúcleo de Taubaté e contribui com o órgão organizando grupos de doadores de sangue. A prefeitura disponibiliza o transporte gratuito de ida e volta para os doadores e, em parceria com o “Grupo Giovanna”, formado por voluntários que se mobilizam para atrair doadores, fornece as orientações necessárias e realiza o cadastro dos doadores junto ao Hemonúcleo de Taubaté. O grupo pode ser contactado pelo Instagram @doadoresgiovanna ou pelo link do grupo de WhatsApp: chat.whatsapp.com/CFdGsz158iW7jBh9AIOhrw

São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião não respondeu ao questionamento do portal Tamoios News. Porém, em seu site, a prefeitura informa que o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) promove campanhas de doação de sangue periodicamente, como forma de incentivar a doação e contribuir com a instituição responsável pelo fornecimento de sangue a São Sebastião, ajudando a repor os estoques. As bolsas de sangue vindas de Taubaté são utilizadas em todos os setores do HCSS, como UTI, centro cirúrgico, clínica médica, clínica cirúrgica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pediatria, entre outros.

Critérios básicos para doação de sangue

Segundo o Ministério da Saúde, os requisitos básicos para realizar a doação de sangue são os seguintes:

-Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

-Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

-Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;

-Pesar no mínimo 50 kg;

-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

-Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Por Renata Takahashi/ Portal Tamoios News