Moradores e comerciantes do bairro do Lázaro, região sul de Ubatuba, reclamam que ônibus de turismo de um dia estariam utilizando área próxima ao supermercado Paulista, às margens da rodovia Rio-Santos, como estacionamento e para o desembarque de passageiros. O turismo de um dia é aquele em que a excursão vai até o local de lazer e retorna no mesmo dia à cidade de origem, sem hospedagem.
A prefeitura não respondeu se os veículos possuem autorização para utilizar o local. A Companhia Municipal de Turismo (Comtur), responsável pela fiscalização de ônibus e vans de turismo, também não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Outra reclamação é sobre a instalação de um banheiro (contêiner) próximo ao local onde os ônibus estacionam. Os moradores e comerciantes afirmam que o banheiro é utilizado pelos passageiros desses veículos e que exala forte odor de fezes e urina. Eles perguntam se a instalação do banheiro foi autorizada, quem é o responsável pela limpeza e para onde vai o esgoto. Prefeitura e Comtur também não retornaram para esclarecer sobre essa queixa.
Segundo divulgado pela prefeitura de Ubatuba, a Comtur continua atuando na fiscalização e organização da entrada de ônibus e vans até que se encerre definitivamente a empresa. Após a extinção da Comtur, essa responsabilidade ficará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo.
Além da necessidade de ordenamento, a praia do Lázaro também enfrenta outra questão. Há quatro semanas encontra-se com bandeira vermelha, de acordo com o boletim da Cetesb. O que significa que está há um mês imprópria para banho. Mesmo assim, muitos banhistas seguem frequentando a praia neste verão, se expondo a possíveis doenças e infecções.