Cidades Ilhabela

Moradores e turistas enfrentam congestionamento nos feriados em Ilhabela

Tamoios News

O ‘mar de carros’ que vem acompanhado dos dias de feriado e alta temporada tem deixado o morador de Ilhabela aflito em saber quando e como o problema de mobilidade urbana do arquipélago irá se resolver.

Moradores relatam que no feriado de 15 de novembro o fluxo de veículos esteve intenso e em alguns momentos era difícil sair ou voltar para casa. Kika Campos, moradora da Ilhabela relata que tentou sair no domingo (14) e mesmo estando na direção do contra fluxo, enfrentou muito trânsito e ficou parada na via por, pelo menos, uma hora, em um trajeto que no dia a dia leva cerca de 10 minutos.

Para Kika a questão é quando o problema vai ser resolvido, ela diz que nos anos anteriores o tema foi adiado, “estamos novamente na véspera de uma temporada e ainda se usa a frase: nessa temporada não dá mais, vai ter que ficar para o próximo ano”, questiona a moradora.

Por se tratar de uma ilha, são poucas as vias para os carros circularem e o trânsito na SP-131, única rodovia que corta Ilhabela, fica totalmente congestionado devido ao excesso de veículos causados pelo aumento da população flutuante no município durante a temporada de verão.

O médico Flávio Freitas diz que o próprio turista pode decidir não voltar, “a possibilidade é de que, com esse transito caótico em todo feriado, o turista que já identificou esse problema de locomoção desista de frequentar a Ilhabela. Temos que criar situações que agradem o turista para que ele venha mais para cá”, pontua.

Freitas crê que uma solução precisa ser efetivada para que facilite a vida de moradores e turistas, “eu acredito que um plano de contingência associado a uma melhoria no transporte público, com uma nova via de acesso às regiões do Perequê e da Vila, por exemplo, e também uma via marítima, colocar em funcionamento o Aquabus. Ainda dá para priorizar a ciclovia, colocar acesso aos turistas à bicicleta, enfim, que se facilite outros acessos que não o carro, ajudaria e muito”, diz o médico.

Kika concorda com o uso do Aquabus como um começo para atitudes que conduzem a soluções, “precisamos de meios de transporte, o Aquabus já seria um começo caso fosse usado nesses períodos”, finaliza.

Prefeito Toninho Colucci 

O Portal Tamoios News questionou o prefeito Colucci, que diz já estar sendo elaborado um plano de mobilidade urbana para Ilhabela há, pelo menos, 90 dias. “Estamos elaborando um Plano de Carga que vai colocar limites para ingresso de carros/pessoas na Ilhabela e a sociedade vai ter que decidir se quer ou não que isso aconteça. Estamos preparando algumas vias alternativas, entre outras soluções, também existe a possibilidade de rodízio. São várias as opções, e eu vou ouvir a população em audiências públicas sobre o estudo de carga e espero, com isso, ouvir o turista que vem para a Ilhabela, a Associação Comercial, a população, vamos criar canais de comunicação com a sociedade”.