Moradores e veranistas, que frequentam a praia da Mococa, em Caraguatatuba, foram surpreendidos esta semana com a construção de alguns quiosques muito próximo ao mar e também, pelo excesso de guarda-sóis ocupando a faixa destinada aos banhistas.
Segundo informações de moradores e veranistas, alguns quiosques teriam sido “deslocados” para bem próximo da faixa ocupada por banhistas.
Eles afirmam que as novas construções ocupam área de jundu, que deveria ser preservada, conforme determina a legislação federal.

Moradores e veranista reclama que excesso de guarda-sóis prejudicam os frequentadores
A praia da Mococa vem sendo castigada há muitos anos pelo avanço da maré. A praia já perdeu cerca de 50 metros de sua faixa de areia, segundo os comerciantes estabelecidos no local.
“A prefeitura de Caraguá deveria preservar a melhor praia da cidade e não permitir que alguns quiosques se desloquem, ocupando a faixa dos banhistas. A prefeitura também deveria limitar o número de guarda-sóis instalados pelos quiosques”, disse Luiz Siqueira, de São José dos Campos.
Frequento a Mococa há muitos anos, percebi que o mar está avançando cada vez mais, no entanto, não é correto o que estão fazendo(ocupando cada vez mais a faixa de areia destinada aos banhistas) permitindo novos quiosques e tantos guarda-sóis na areia”, comentou Cleide Moreira, de Campinas, frequentadora assídua da praia.
Alguns proprietários de quiosques fizeram “barricadas” para impedir que o avanço do mar atinga seus estabelecimentos. A Mococa é uma das praias mais visitadas de Caraguatatuba.
Prefeitura