Por Ivânio de Abreu
“De novembro para cá vem acontecendo com frequência. Sempre que chove acontece isso, tem mais água suja nas nossas torneiras do que água limpa”, desabafa a moradora do bairro de Barequeçaba, região central de São Sebastião, Dagmar Gomes Ribeiro, 40 anos. A diarista que mora no bairro há 21 anos, diz ser um fato corriqueiro, e que já reclamou o fato a Sabesp, mas a situação se mantém.
A manhã desta segunda-feira (15) começou com mais um exemplo de dúvidas sobre a qualidade da água disponibilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Dagmar constatou o problema durante o enxague de suas roupas.
“Eu liguei a máquina e notei no momento do enxague que as roupas estavam pretas, até mesmo as coloridas. Eu tive que parar o processo de lavagem, porque é impossível por a roupa no varal, nas condições que estão”, diz inconformada com a situação.
Celso dos Santos Faustino, 48 anos, morador de Barequeçaba há oito anos é outro que está com problemas devido ao estado da água disponibilizada em suas torneiras. Ele conta que monitora a situação há mais de um mês. “A água já veio com pedaços de folhas e galhos. Vou ter que gastar mais com a limpeza da caixa d’água e o refil do filtro tem que trocar novamente”, desabafa.
De acordo com o morador, um funcionário esteve em sua casa e informou que houve um problema mecânico na bomba, devido a uma queda de energia. “Eles pedem para limpar a caixa d’água a cada seis meses, mas por causa desses transtornos, preciso fazer isso de 15 em 15 dias”, diz Santos.
Outro lado – A reportagem procurou a Sabesp que por meio de nota informa que ocorreu falta de energia na Estação de Tratamento de Água Guaecá, das 23h15 de domingo (14) até às 6h15 de hoje, segunda-feira (15). Com isso a produção foi paralisada, já que não é possível bombear a água, e o abastecimento foi mantido com a reservação existente.
Com o retorno da energia, aumenta a pressão na tubulação durante a normalização do sistema, provocando o desprendimento de pequenas partículas, o que altera a coloração da água em alguns pontos específicos. A companhia está realizando as manobras necessárias para a solução da ocorrência.
No entanto, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. A água fornecida cumpre os parâmetros da Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Não há relatos nem reclamações no sistema de atendimento da companhia sobre ocorrências anteriores. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição pela Central de Atendimento pelo 195 ou 0800 055 0195, que atende 24 horas.
A água distribuída pela sabesp ainda está em péssimas condições. Ainda não apareceu a equipe para avaliar a qualidade da água e inspecionar a caixa de água que foi contaminada pela péssima qualidade da água, com resíduos e muito barro. Até a vela do filtro ficou coberta de barro.
Suas afirmações estão corretas tenha mais informações no link: https://www.facebook.com/groups/613408982070766/