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Moradores reclamam do fornecimento de água em Barequeçaba

Tamoios News
Foto: Dagmar Gomes/Divulgação. Água apresenta coloração estranha nas torneiras

Por Ivânio de Abreu

 

“De novembro para cá vem acontecendo com frequência. Sempre que chove acontece isso, tem mais água suja nas nossas torneiras do que água limpa”, desabafa a moradora do bairro de Barequeçaba, região central de São Sebastião, Dagmar Gomes Ribeiro, 40 anos. A diarista que mora no bairro há 21 anos, diz ser um fato corriqueiro, e que já reclamou o fato a Sabesp, mas a situação se mantém.

A manhã desta segunda-feira (15) começou com mais um exemplo de dúvidas sobre a qualidade da água disponibilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Dagmar constatou o problema durante o enxague de suas roupas.

“Eu liguei a máquina e notei no momento do enxague que as roupas estavam pretas, até mesmo as coloridas. Eu tive que parar o processo de lavagem, porque é impossível por a roupa no varal, nas condições que estão”, diz inconformada com a situação.

Celso dos Santos Faustino, 48 anos, morador de Barequeçaba há oito anos é outro que está com problemas devido ao estado da água disponibilizada em suas torneiras. Ele conta que monitora a situação há mais de um mês. “A água já veio com pedaços de folhas e galhos. Vou ter que gastar mais com a limpeza da caixa d’água e o refil do filtro tem que trocar novamente”, desabafa.

De acordo com o morador, um funcionário esteve em sua casa e informou que houve um problema mecânico na bomba, devido a uma queda de energia. “Eles pedem para limpar a caixa d’água a cada seis meses, mas por causa desses transtornos, preciso fazer isso de 15 em 15 dias”, diz Santos.

Outro lado – A reportagem procurou a Sabesp que por meio de nota informa que ocorreu falta de energia na Estação de Tratamento de Água Guaecá, das 23h15 de domingo (14) até às 6h15 de hoje, segunda-feira (15). Com isso a produção foi paralisada, já que não é possível bombear a água, e o abastecimento foi mantido com a reservação existente.

Com o retorno da energia, aumenta a pressão na tubulação durante a normalização do sistema, provocando o desprendimento de pequenas partículas, o que altera a coloração da água em alguns pontos específicos. A companhia está realizando as manobras necessárias para a solução da ocorrência.

No entanto, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. A água fornecida cumpre os parâmetros da Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Não há relatos nem reclamações no sistema de atendimento da companhia sobre ocorrências anteriores. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição pela Central de Atendimento pelo 195 ou 0800 055 0195, que atende 24 horas.

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