O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta quinta(30) uma lista com os 26 criminosos mais procurados no país. A lista, que será permanente, envolve pessoas acusadas de crimes graves e violentos, que estão com mandados de prisão em aberto e são ligados a organizações criminosas. A lista está disponível no site do ministério e será atualizada mensalmente.
“São indivíduos extremamente perigosos, com mandados de prisão, seja decorrente de condenação, seja decorrente de prisões cautelares.Alguns deles, não se exclui a possibilidade, estão foragidos no exterior, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos” , disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na divulgação da lista.
Vale/Litoral Norte

João Cabeludo liderou ataques em carros fortes no Vale e Litoral Norte
Dois dos procurados teriam atuado na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte: João Cabeludo, que praticou assaltos a carros fortes no Vale e na rodovia dos Tamoios e Maria do Pó, uma traficante que teria atuado em São José dos Campos e possivelmente, em Caraguatatuba.
João Aparecido Ferraz Neto, o “João Cabeludo”. Condenado/suspeito pelos seguintes crimes: Envolvimento em roubos a carros fortes e tráfico de drogas na região do Vale do Paraíba (SP) e Litoral Norte. Apontado como o principal traficante de drogas da região. Especula-se que esteja vivendo na Bolívia.
Sonia Aparecida Rossi, a “Maria do Pó” .Considerada a maior traficante de cocaína da região de Campinas (SP). Abastece favelas em São Paulo com a droga oriunda da Bolívia. Suspeita de envolvimento no desaparecimento de 340kg de cocaína do Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP).
Segundo o ministério, a lista de procurados foi feita com base em informações obtidas com as áreas de segurança estaduais e a partir de 11 critérios objetivos, como posição de liderança em organização criminosa, capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.
Segundo Moro, a lista é importante para facilitar as prisões dos criminosos para que possam cumprir as penas e enfraquecer a atuação dos criminosos. Por Agência Brasil.