Caraguatatuba Cidades

Motoristas fazem protesto por atraso no pagamento de salários

Tamoios News

Trabalhadores do transporte público no Litoral Norte promoveram manifestações, na terça-feira(12), em São Sebastião e Caraguatatuba.

Em São Sebastião, os motoristas da Ecobus paralisaram os serviços na sede da empresa entre 17 e 21h30 devido ao atraso no pagamento dos salários de abril. .

A empresa teria pago apenas uma parte dos salários, cerca de 25%. A direção da empresa reuniu-se com os trabalhadores e se comprometeu em quitar os salários até sexta-feira(15).

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse em entrevista a uma emissora de rádio, que a prefeitura não deve nada para a empresa e que os proprietários da Ecobus estariam buscando alternativas para equilibrar suas contas.

Em Caraguatatuba, funcionários da Praiamar Transportes fizeram uma paralisação de cerca de 1h30, também, em frente à sede da empresa. Às 6h30 da manhã, os trabalhadores liberaram a saída dos ônibus.

A Praiamar parcelou em quatro vezes o pagamento dos trabalhadores, apesar deles não terem concordado com a proposta.

A empresa tenta ajuda financeira da prefeitura para equilibrar suas contas. Segundo a empresa, houve uma queda de 85% no movimento com a quarentena.

A prefeitura publicou na terça-feira(12), uma “Carta Aberta” destacando que a empresa não apresenta os relatórios de suas atividades reivindicados pela administração.

O prefeito Aguilar Junior disse que a empresa estaria tentando repassar a responsabilidade pela má gestão para a prefeitura.

As empresas Verde Bus, de Ubatuba e Fenix, de Ilhabela quitaram normalmente os salários de abril.

O presidente do sindicato Francisco Israel, disse que a situação está muito difícil para os trabalhadores, mas que uma greve somente poderá ocorrer em caso de uma das empresas deixar de fazer o pagamento dos salários da categoria.

Segundo ele, nas manifestações de ontem, em frente às sedes das empresas Ecobus e Praiamar, teria sido evitada aglomerações em razão da pandemia de coronavírus.