Meio Ambiente

Movimento “Lixo Zero” será realizado neste domingo (24) na praia de Guaecá, em São Sebastião

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Proposta é conscientizar moradores e turistas de Guaecá

Acúmulo de resíduos em praia levou moradora a se mobilizar e buscar parcerias para ação que visa não só manter o local limpo, mas também conscientizar os frequentadores

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

Tatiana Araujo, moradora do bairro Guaecá, em São Sebastião, há tempos mantêm na rotina diária as caminhadas pela praia no período manhã. Um fato presenciado nessas idas e vindas, porém, começou a incomodá-la: a grande quantidade de lixo que é deixada na praia, principalmente nesta época do ano.

Por conta disso, ela incluiu mais uma atividade na sua rotina, que é levar um saco plástico, e recolher o lixo que encontra pelo caminho. O saco sempre voltava cheio, mas ainda assim era um trabalho de formiguinha e Tatiana percebeu que não daria conta de manter essa limpeza sozinha. 

Ela resolveu buscar ajuda e encontrou o apoio que precisava na Saguaecá (Sociedade Amigos do bairro Guaecá). Entre outras atividades, o grupo realizará neste domingo (24), a partir das 11h, o Movimento “Lixo Zero” em Guaecá. A concentração se dará na praia em frente a rua principal, acessada nas proximidades na sede da Polícia Rodoviária. 

“Percebi que precisamos uma mobilização maior de toda a comunidade que usufrui da área pública. Guaecá é uma praia belíssima que serve de lazer para moradores de São Sebastião e para veranistas. É um local considerado tranquilo e limpo, mas essa limpeza encontra-se ameaçada. Os locais de maior concentração de sujeira são nos acessos públicos da praia”, explicou Tatiana. 

Para a moradora, vários problemas são decorrentes com o lixo deixado na praia, como a poluição das águas a partir do lixo que é levado pela maré. Outro grave problema é a morte de animais marinhos, que acabam consumindo esse lixo.

Tatiana conta que recebeu total apoio da Saguaecá, quando procurou a instituição e foi recebida pelo presidente, Sérgio Grazire. A Sociedade amigos patrocinou o evento, com a compra de sacos de lixo, lixeiras, luvas, entre outros itens. 

“A Saguaecá está adquirindo novas lixeiras para espalhar pela praia. Esse era outro item importante. Para conscientizar a população de colocar o lixo no local adequado, precisamos ter mais lixeiras na praia. Vamos colocar lixeiras com cores diferentes para separar os itens recicláveis dos não recicláveis”, completou.

A moradora conta que também solicitou  Ecopav, empresa responsável pela coleta de lixo em São Sebastião, a instalação de seis contêineres nos acessos públicos à praia. Hoje, a falta de contêineres faz com que o lixo recolhido da praia fique totalmente desorganizado e espalhado pelo chão na rua. É uma cena horrível”, explicou.

A proposta de todo o movimento, segundo Tatiana Araújo, é mobilizar moradores e turistas, para um objetivo em comum, que é manter a praia sempre limpa. Ela espera que o movimento se propague para outras regiões do município. Para mais informações, o telefone de contato é (12) 99676-7711. 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.