Cidades São Sebastião

MPSP em São Sebastião reúne órgãos para unificar fluxo de atendimento as vítimas de violência doméstica

Tamoios News
Foto: Luciano Vieira / PMSS

Os promotores de Justiça Rodrigo Lúcio dos Santos Borges e Renato Gonçalves Azevedo realizaram, no dia 7 de maio, a primeira reunião de fortalecimento da rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica de São Sebastião. Representantes de diversos órgãos públicos saíram do encontro, ocorrido na sede da Promotoria local, com a missão de elaborar seus respectivos fluxos de atendimento. Na próxima reunião, esses protocolos serão unificados para que toda a rede de apoio tome conhecimento e possa, de forma assertiva e segura, receber as mulheres vítimas de violência doméstica de maneira adequada.

O objetivo é garantir não só a resolução jurídica da situação, mas também o cuidado psicológico, familiar e para inserção das mulheres no mercado de trabalho, encorajando mais vítimas no sentido de buscarem ajuda para colocar fim ao ciclo de violência.

Entre as instituições convidadas estavam Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Atendimento Multidisciplinar, OAB, Instituto Entre Rodas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Departamento de Proteção Especial, Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Casa Poderosa, Secretaria de Saúde, Departamento de Políticas Públicas, Secretaria de Segurança Urbana e Polícia Municipal – Patrulha Maria da Penha.

A reunião foi promovida no âmbito de um Procedimento Administrativo de Acompanhamento instaurado em fevereiro deste ano para tratar da ampliação e capacitação da rede protetiva, dada a vulnerabilidade das vítimas e a necessidade de um olhar atento por parte do Poder Público.

Fonte: MPSP