Ontem (09/05), uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu denúncia sobre o crime de maus-tratos a animais domésticos no bairro do Borrifos, em Ilhabela, onde uma mulher mantinha diversos cachorros em situação insalubre.
No endereço informado os militares foram recebidos pela denunciada que negou qualquer tipo de crime à animais, informando que não autorizaria nenhum tipo de fiscalização em sua residência. No momento que a mulher entrou em sua casa na tentativa de soltar alguns cachorros, os policiais visualizaram alguns animais presos em correntes curtas em local repleto de fezes e sujeiras.
Devido a constatação do crime de maus-tratos, os militares adentraram na residência e localizaram 17 cães dispostos em diversos cômodos em condições deploráveis, sem alimento e água, com acúmulo de fezes, sujeira, urina e utensílios domésticos. A perícia da Polícia Científica bem como agentes do CRAS (Centro de Referência Animal de Ilhabela) atestaram o crime de maus-tratos, pela condição insalubre do local.
A proprietária dos cães foi multada no valor de R$ 51.000,00 e conduzida ao Distrito Policial de Ilhabela, onde o delegado de plantão elaborou boletim de ocorrência de maus-tratos, permanecendo a responsável presa à disposição da Justiça. Preocupados com a saúde física e mental da infratora, os policiais solicitaram apoio da assistência social do município para acompanhamento do caso.
O Centro de Referência Animal de Ilhabela fará a captura e triagem de todos animais envolvidos na ocorrência, fato que não se deu no mesmo dia devido a possibilidade de infestação de doenças ao demais animais em tratamento, necessitando adequar um espaço para triagem e quarentena dos cães apreendidos.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
Fonte: Polícia Militar Ambiental