Economia

Mulheres do Ipiranguinha, em Ubatuba, ganham perspectiva profissional

Tamoios News
Divulgação/Gaiato
Divulgação/Gaiato

Thiara Borges Saraiva foi uma das formandas do curso

Projeto oferece capacitação em panificação e mosaico com foco na profissionalização; Vagas para as próximas turmas estão abertas

 

Nos últimos três meses, nove mulheres do Ipiranguinha, em Ubatuba, receberam oficinas de capacitação em panificação no Gaiato, entidade social situada no bairro. O curso é uma iniciativa do Programa Famílias em Ação, da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social e gerido pela instituição na região oeste.

Além de aprenderem a produzir pães artesanais, as mulheres receberam informações sobre empreendedorismo, geração de renda, economia solidária e marketing digital. A ideia é oferecer aos participantes as ferramentas necessárias para a criação e gestão do próprio negócio.

Thiara Borges Saraiva, uma das formadas do curso, que já trabalhava com alimentação produzindo massas artesanais, conta que desde o início da oficina começou a fazer pães para fora e que já percebe um aumento nas vendas em cerca de 20%. “A gente tinha prazer em vir às aulas, socializar com outras mulheres, vou sentir muita falta”, revela.

Talita Alexandre, que também já trabalha no ramo vendendo salgados, afirma que o curso superou as suas expectativas. “São receitas muito fáceis e com a apostila fica muito mais fácil para vender”, afirma a cozinheira.

Ela contou que, desde que a filha nasceu há três anos, nunca mais teve emprego formal e que ter a possibilidade de uma renda extra é fundamental para que ela possa estar mais próxima da filha e acompanhar seu crescimento. A vontade de conciliar uma atividade profissional com a criação dos filhos é o mesmo desafio da sua irmã, Fernanda Alexandre, que está desempregada. Ela pretende vender pães e roscas que aprendeu a fazer na oficina de porta em porta até conseguir ampliar o seu negócio. 

Até o fim do ano ainda haverá outras duas turmas de panificação com 22 vagas cada. Os interessados podem se inscrever pelo telefone do Gaiato e as aulas começam no final de julho. Além da oficina de panificação, também é oferecido curso de mosaico, com vagas abertas.

Programa Famílias em ação

Famílias em Ação é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba e gerido pela organização social Gaiato na região oeste, por meio de convênio com o município. Ele visa o fortalecimento de vínculos familiares e geração de trabalho e renda no território por meio de uma atuação focada em três eixos temáticos: Artístico e Cultural, Cidadania e Direitos Humanos e Geração de Renda, Economia Solidária e Empreendedorismo. Para tanto, são oferecidas oficinas de capacitação (mosaico e panificação), grupos de convivência, em que se fomentada a participação conjunta de pais e filhos nas mesmas atividades, e formação na área de empreendedorismo e geração de trabalho e renda. O único requisito necessário para se inscrever é estar inserido no Cadastro Único do Governo  e estar em situação de risco pessoal e/ou social.

Serviço

GAIATO

Rua das Palmeiras, 200 – Ipiranguinha

Tel. 12 3833-3744

 

Fontes: Gaiato e Prefeitura de Ubatuba

Deixe um Comentário