Cidades São Sebastião

Nadadora sebastianense de 8 anos é a mais rápida do Brasil em quatro modalidades diferentes

Tamoios News
Imagem/Prefeiutra Municipal de São Sebastião

A jovem atleta da equipe de natação de São Sebastião, Hadassa Katsumi Santos Kajiya, 8 anos, se tornou um fenômeno da natação ao conquistar pela quarta vez o título Paulista no Campeonato pré-mirim de natação da 6ª Região do Estado, promovida pela Federação Aquática Paulista (FAP), no último fim de semana.

Hadassa é a criança mais rápida do Brasil na categoria pré-mirim nas quatro categorias de nado, sendo elas: borboleta, peito, costa e nado livre (crawl).

A nadadora iniciou na modalidade há quatro anos e passou a competir há dois, período que entrou na Escolinha de Natação da Secretaria de Esportes (Seesp), participando de aulas com a professora Marcela Cury. As aulas de natação ocorrem no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.

A mãe da atleta, Márcia Gomes dos Santos, 46 anos, conta que o incentivo e infraestrutura cedidos nas aulas da Escolinha da Seesp são fundamentais para o desenvolvimento da filha na modalidade.

“A professora Marcela é muito cuidadosa, paciente e sabe cobrar no momento certo. Acho as aulas no CAE muito bacanas, pois o espaço tem uma piscina linda para os treinos e todo o suporte para os atletas conseguirem focar nos ensinamentos transmitidos durante as aulas. Acredito que a Prefeitura tem incentivado e valorizado cada vez mais essas crianças porque existem muitos talentos com potencial de crescimento na cidade”, disse a mãe de Hadassa.

Além disso, Márcia relatou que está orgulhosa ao ver a filha se destacando em um esporte tão lindo e que é gratificante perceber o quanto Hadassa é feliz quando está na piscina. “Ela ama nadar, mas não gosta de holofotes. Só vejo minha filha sorrindo quando está dentro da piscina e enquanto ela tiver com este sorriso no rosto nas piscinas eu estarei apoiando”, completou.

Para a professora, Marcela Cury, a jovem nadadora tem um dom e busca sempre evoluir durante as aulas. Segundo Marcela, a jovem tinha medo de entrar na água, e agora, não consegue ficar longe da piscina. A professora ainda fala que a atleta é muito dedicada aos treinamentos e ainda tenta ajudar os companheiros e companheiras de natação.

“Hadassa possui um talento nato! Mas as conquistas vieram porque é extremamente dedicada aos treinos, e bastante competitiva. Ela costuma sempre motivar e incentivar as colegas de equipe, o que também acaba contribuindo para o crescimento da mobilidade no município”, acrescentou a professora.

O pai da atleta, Alexandre Takao Kajiya, 52 anos, contou que a filha começou na natação por uma questão de sobrevivência, pois à época ocorriam muitos episódios de afogamento, motivo que a levou para as aulas de natação na escola de natação do Alemão.

“Sou nascido em São Sebastião, por isso, sei da importância de saber nadar. Ela começou por uma questão de segurança e pegou gosto pela coisa. Atualmente, a pretensão dela é chegar nas Olimpíadas e representar o Brasil quando puder e tiver índice para isso. É o que ela fala”, mencionou Kajiya.

A jovem Hadassa nasceu em São José dos Campos, mas ama morar em São Sebastião e aperfeiçoar o seu nado na cidade. A nadadora declarou que a natação significa alegria e diversão.

“Me divirto muito com a natação, mas levo esse esporte muito a sério. Afinal, ainda quero representar o Brasil nas Olímpiadas e preciso batalhar bastante para alcançar esse meu sonho”, contou Hadassa.

Confira os tempos da atleta nas quatro categorias no Ranking Brasileiro

Prova de 25 metros Peito Piscina – Pré-mirim: 22:84

Prova de 25 metros Livre (crawl) Piscina – Pré-mirim: 16:42

Prova de 25 metros Costas Piscina – Pré-mirim: 19:32

Prova de 25 metros Borboleta Piscina – Pré-mirim: 18:39

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião