Política

Nanci Zanato presta contas e elenca Delegacia da Mulher como principal conquista

Tamoios News
Foto: Divulgação

Presidente da Câmara também avaliou positivamente o relacionamento com prefeito de Ilhabela

Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela

A presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Zanato (PPS), é a última a ser entrevistada na série com o balanço de 100 dias dos parlamentares da região. Desde o início da gestão à frente do legislativo até agora, Nanci destacou conquistas como a concretização da mudança do prédio da Câmara para o imóvel denominado “Casa da Princesa” e os avanços da implantação da Delegacia da Mulher no arquipélago.

Ela também comentou sobre a pressão que os vereadores pretender fazer frente ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para que sejam efetuadas melhorias concretas no serviço de travessias de balsas entre São Sebastião e Ilhabela.

Nanci também afirmou ser contrária às reformas da previdência e trabalhista “da forma que estão sendo feitas”. Segundo informou, a legislação deve beneficiar todas as pessoas, tanto ricas quanto pobres. Confira a entrevista:

Tamoios News (TN) – Nestes 100 dias à frente da Câmara, qual foi a principal conquista?

Nanci Zanato (NZ) – Concretizamos a mudança da sede do legislativo e estamos em uma Câmara nova. A Delegacia da Mulher, que é meu grande sonho e foi plataforma da minha campanha eleitoral, está em andamento. São vários esforços conjuntos e com certeza no começo de maio a estrutura já estará funcionando. O delegado seccional do Litoral Norte, Múcio Mattos de Alvarenga, está empenhado assim como representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o juiz de Direito, Paulo Guilherme de Faria. Haverá criação de um cartório da mulher em Ilhabela e uma delegada acompanhará as necessidades. Temos um sistema entre delegacias que consegue resolver casos das mulheres por videoconferência. As pessoas, caso precisem, serão levadas para São Sebastião e passarão por legistas. Estou conversando com o prefeito [Márcio Tenório] para que uma psicóloga que está contratada pela rede possa estar à disposição destes casos.

Da esquerda pra direita, o comandante da PM em São Sebastião e Ilhabela, Capitão Daniel Lemes, o delegado seccional, Múcio Mattos, e a presidente da Câmara, Nanci Zanato

TN – Os vereadores vão continuar a pressionar a Dersa por melhorias?

NZ – Tivemos algumas reuniões com a Dersa e está muito difícil. Eles prometem e não cumprem. Deixam a desejar. O governador [Geraldo Alckmin] precisa intervir na Dersa. A impressão que eu tenho é que o governo [estadual] dá uma mão, mas tira a outra. Falam que não há dinheiro. O que eles precisam é tratar o funcionário da balsa com dignidade. Dar vale refeição, auxílio médico e salário. O funcionário estando bem, o serviço caminha bem. A balsa é uma extensão da Rodovia dos Tamoios. Ilhabela não tem entrada por terra, dependemos somente da balsa.

TN – Como você avalia o relacionamento da Câmara com o executivo

NZ – É bom. Esta câmara é muito boa, veio para trabalhar por Ilhabela. O prefeito pode trabalhar muito bem. O que for solicitado pelo executivo vai caminhar muito bem pelo legislativo. Nós não somos oposição. Os projetos que forem encaminhados e que os vereadores acreditarem que serão bons para Ilhabela e para a população serão votados normalmente. Ele [o prefeito] não vai ter nenhum problema como não teve até o momento, que mandou vários projetos para apreciação. Nós estamos trabalhando com harmonia. Queremos trabalhar pela população.

TN – Os vereadores pretendem dar sugestões ao prefeito sobre o que fazer com o prédio antigo da Câmara?

NZ – O prédio antigo é da prefeitura e até foi construído com verba do Ministério da Cultura. Mas a construção é antiga e havia uma série de problemas, muitas pessoas já caíram – inclusive vereadores, não há acessibilidade, entre outros. É um prédio da prefeitura, já fizemos a devolução oficial e espero que a administração faça um bom uso. Não pretendemos interferir na decisão do prefeito e o espaço pode ser usado para muitas coisas.

Foto: Divulgação/PMI Nova sede do legislativo funciona no imóvel denominado “Casa da Princesa”

TN – É possível economizar ainda mais com gastos e devolver algum montante à prefeitura no final do ano?

NZ – Eu tenho algumas intervenções para fazer no novo prédio da Câmara este ano. Vou ter que contratar jardineiro (que eu não tinha), vigia, auxiliar de serviços gerais, mas eu pretendo economizar. Porque nós temos dinheiro pra fazer tudo isso. Eu tenho uma igrejinha aqui dentro da propriedade da câmara, que estava com cupim, e vou arrumar o telhado e pintar as paredes. Está nas minhas mãos eu tenho que ajustar. Terei que fazer uma garagem para os carros da câmara e um refeitório.

TN – O que mais gostaria de destacar nos 100 dias?

NZ – Apresentei uma moção de apelo ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados para que reprovem a proposta de emenda à Constituição Federal – PEC 287/2016, que trata da reforma da previdência. A proposta elimina a possibilidade da maioria dos brasileiros se aposentar. Não sou contra as reformas. Sou contra a forma que está sendo feita e que não atende o que a sociedade precisa. As reformas precisam ser justas, que agradem todos – tanto o rico quanto o pobre.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.