As obras de reforço no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Água Branca, em Ilhabela (SP), foram entregues nesta terça-feira (10). A ação faz parte do Programa Água no Litoral Norte e busca garantir melhorias no abastecimento de água para a população do arquipélago e dos visitantes.
A cerimônia de entrega aconteceu na ETA Água Branca, e contou com a presença de representantes da Sabesp e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende.
Questionada pela reportagem do Tamoios News, a secretária falou que as obras realizadas trarão melhorias para que a população não sofra com as interrupções de abastecimento e que tenha uma melhoria na prestação dos serviços. “Essas obras que a gente inaugurou hoje vão ser muito importantes, principalmente para a questão de resiliência, da gente ter uma melhor continuidade para não ter interrupção. Estamos falando em um aumento de armazenagem de mais de 2 milhões de litros, uma vazão de 125 litros por segundo, e isso considerando uma população de 60 mil pessoas, considerando tanto a população fixa, os habitantes, quanto aqueles que vêm para pro verão, os turistas”, afirmou Resende.
Com um investimento de R$ 19,8 milhões em recursos próprios, a obra tem como objetivo aumentar a reservação de água, melhorar a eficiência operacional e a infraestrutura de captação, elevação, adução e de tratamento. Questionada sobre os benefícios ambientais que as obras irão trazer para o município, a secretária afirma que as ações irão compor um desenvolvimento sustentável para o litoral norte do estado de São Paulo e, especialmente, para Ilhabela (SP). “A partir do momento que a gente tem uma resiliência hídrica melhor, a gente sempre vê o meio ambiente como integrado. Estamos falando também em entender mudanças climáticas, emergências climáticas e como que a gente consegue se preparar e se adaptar. Essas obras de saneamento, tudo que está dentro do novo contrato no anexo de Ilhabela, com certeza compõe e ajuda muito o meio ambiente”, finaliza.
Os bairros previstos pela Sabesp para serem beneficiados diretamente pelas obras são Piuva/Barra Velha, Green Park, Reino, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Saco da Capela, Centro, Praia Feia, Barreiros, Siriúba, Pedra do Sino, Armação e Ponta das Canas. Já a população beneficiada representa aproximadamente 60 mil pessoas, entre moradores fixos e flutuantes, número que cresce consideravelmente durante os períodos de alta temporada turística.
Redação/Tamoios News