
Embarcação atracada no Porto de São Sebastião
Embarcação participa da 43ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Imponente e cheio de classe. Assim pode ser resumido em poucas palavras o Cisne Branco, o navio veleiro da Marinha do Brasil construído em Amsterdã, na Holanda. A embarcação, tem traços modernos, mas remete ao final do século 19 e está no Litoral Norte para participar da 43ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Depois seguirá no domingo (10) para Ubatuba, onde haverá visitação pública.
A reportagem do Portal Tamoios News visitou o Cisne Branco no Porto de São Sebastião e conheceu o interior do navio que está chamando a atenção de moradores e de turistas. São 76 metros de comprimento, com 31 velas, 52 militares (10 oficiais e 42 praças) e capacidade para transportar 84 pessoas.
O comandante capitão de Mar e Guerra, João Alberto de Araujo Lampert, disse que o Cisne Branco é dividido em duas tarefas, uma de instrução e outra de representatividade. “Este ano, este mesmo navio estará durante todo o mês de agosto no Rio de Janeiro para prestigiar as Olimpíadas e será aberto à visitação de brasileiros e estrangeiros. Os eventos ainda serão definidos, mas queremos contemplar nosso foco, que é mostrar a embarcação”, explicou.
O navio foi incorporado pela Marinha brasileira para participar das comemorações dos 500 anos do descobrimento do país. De lá até hoje, a embarcação está presente em eventos náuticos nacionais e internacionais e auxilia também na formação de aspirantes.
O comandante disse também que, em São Sebastião, havia cerca de 80 pessoas a bordo, que correspondiam à tripulação e pessoas em treinamento itinerante de uma semana, que aprenderam sobre a importância da vida no mar.
Ubatuba
Na tarde de quinta (7), centenas de moradores e turistas visitaram o navio no Porto de São Sebastião. Após o encerramento da Semana de Vela de Ilhabela, será a vez de Ubatuba receber o Cisne Branco no domingo (10).
Segundo a Capitania dos Portos em São Sebastião, a embarcação estará aberta à visitação em frente a Praia do Itaguá, com entrada franca, das 14h às 17h.
Carreira na marinha
Homens e mulheres podem seguir carreira na Marinha do Brasil e ingressar na Escola de Aprendizes-Marinheiros, Colégio Naval, Escola Naval ou também integrar o quadros de profissionais técnicos e de ensino superior. Para mais informações, acesse o site www.ingressonamarinha.mar.mil.