Em homenagem ao Dia das Crianças, nosso especial de hoje é para vocês, mães e pais, avós e cuidadores que nos acompanham aqui. Dentre tantas necessidades das crianças, a alimentação é sem dúvidas uma das mais importantes. Uma criança bem nutrida é mais feliz, tem mais energia e disposição, consequentemente mais saúde.
Sabemos das diversas dificuldades quando o assunto é alimentação infantil, principalmente no quesito bem estar/saúde e seletividade. Para esclarecer algumas situações, a Nutricionista Daniela Emmerich fala sobre o tema.
– É verdade que uma introdução alimentar bem feita reduz a chance de a criança desenvolver seletividade alimentar infantil
Respeitar os sinais de prontidão da criança, propiciar um ambiente favorável para oferecer a ela alimentos de qualidade na fase da introdução alimentar é essencial para que a criança vá construindo uma boa relação com a comida em sua vida. Hoje o que mais vejo no consultório são crianças com dificuldades alimentares, e muitas delas tiveram uma introdução alimentar realizada de forma não respeitosa, ou de uma maneira equivocada. Investir numa boa introdução alimentar é garantir saúde para a sua criança e a boa relação dela com os alimentos para o resto da vida.
– É mentira que criança não pode brincar com a comida
E qual é a melhor forma de a gente ensinar a criança se não pelo lúdico? Eu desconheço…
– É verdade que todas as frutas são permitidas à criança, desde os seis meses
TODAS, incluindo maracujá, limão, abacaxi, abacate…
– É mentira que existe “comida de adulto” e “comida de criança”
Além das bebidas alcoólicas, não me recordo de nenhum outro alimento que não seja para crianças. Nós, adultos, somos os exemplos para as crianças, e na alimentação não é diferente. Vale a pena olharmos para nosso prato e pensarmos: que tipo de exemplo estou sendo para meu filho? O que estou ensinando com o meu prato de comida?
– É verdade que de vez em quando a criança pode comer uma guloseima
O Importante é que não faça parte da rotina, e que sejam negociados os momentos para isso.
-É mentira que depois dos 2 anos, a alimentação da criança não pode ser melhorada
A verdade é que os hábitos alimentares da criança são formados até os 2 anos, porém podemos sim melhorá-los após esta idade. Afinal, quantos anos mais ainda há pela frente? E quanto mais você demorar, mais difícil fica melhorar!
-É verdade que toda criança pode comer bem!
Por Daniela Emmerich de Barros, Nutricionista infantil, Mestre em Educação em Saúde, Coach nutricional infantil e Terapeuta alimentar