Cidades Notícias São Sebastião

No litoral norte, apenas em São Sebastião faltam medicamentos para intubação

Tamoios News

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse nesta sexta-feira (19), em live realizada no início da tarde, que o município terá que transferir pacientes de Covid-19 em estado grave. Segundo o prefeito, a cidade não tem mais medicamentos para proceder a intubação de pacientes nestas condições na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clínicas Central.

Em Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba esses medicamentos não estão em falta. Segundo informações de um profissional de saúde que não quer se identificar, Ilhabela emprestou 50 ampolas para São Sebastião e o motivo da falta do medicamento é que não atualizaram o pedido na planilha no Estado.

Diante da situação, a partir de agora a Secretária Municipal de Saúde de São Sebastião, pedirá a transferência dos pacientes que precisarem ser intubados para o Hospital Regional de Caraguatatuba ou para onde determinar o CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

Até a hora da live, a cidade registrava 38 pessoas internadas, sendo 16 na UTI, com 10 intubadas. A cidade registra 86 óbitos e já testou 38% (quase 40 mil testes) de sua população.

Bloqueio

O prefeito descartou a possibilidade de antecipar feriados, como anunciado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para cinco datas. Felipe também desmentiu a informação falsa de que pretende fechar todo o comércio na cidade e finalizou a live afirmando que insistirá, junto ao governo do estado, para a realização de bloqueio em estradas de acesso ao litoral. Também confirmou que manterá as praias fechadas.

A secretária adjunta de Saúde, Maria Ângela Laurito, e o comandante da Guarda Civil Municipal, André Maciel, participaram da live para esclarecer dúvidas, falar do atendimento, orientações e fiscalização.