Cidades Ubatuba

Bairro de Ubatuba está sem posto de saúde há um ano e meio

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

A Fortaleza, localizada na região sul de Ubatuba, a cerca de 27 quilômetros do centro, encontra-se sem posto de saúde para atendimento dos moradores no bairro. O posto funcionou por anos em um imóvel alugado pela prefeitura na rua Projetada. Porém, o contrato de locação firmado em 2014 foi encerrado em dezembro de 2022 e desde então o atendimento está sendo realizado na unidade da Praia Dura, a cerca de 7,5 quilômetros do bairro.

Questionada sobre qual a previsão para o posto reabrir e qual será seu novo endereço, a prefeitura de Ubatuba respondeu ao portal Tamoios News que “a Secretaria de Saúde tem como objetivo realizar até dezembro do presente ano a reabertura do posto de saúde do bairro da Fortaleza” e que “o endereço do novo posto de saúde do bairro será o mesmo da escola da comunidade, considerando que a Secretaria de Educação já cedeu o espaço para a Secretaria de Saúde”.

A prefeitura também informou que já avaliou junto com a comunidade a construção da unidade de saúde e que já possui o projeto e a viabilidade dos materiais para dar início à realização da obra.

Membros da Associação dos Moradores da Fortaleza (Amfort) disseram que a proposta apresentada pela prefeitura à comunidade é que os próprios moradores façam uma vaquinha para a compra do material e trabalhem voluntariamente na obra. A prefeitura faria apenas o acabamento, com a justificativa que só possui verba para ser empregada em reforma, não para a construção do posto. A proposta dos moradores arcarem com material e mão de obra para erguer o posto não agradou a maior parte da comunidade.

O terreno onde foi construída a escola da Fortaleza, e onde será construído o novo posto de saúde, pertence à prefeitura de Ubatuba desde 1969, quando o prefeito Dr. José Alberto dos Santos declarou como utilidade pública e desapropriou o imóvel de propriedade do espólio de Manoel Caetano Lopes de Araújo, com a finalidade de construir a escola do bairro.

Por Renata Takahashi / Tamoios News