Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba conquista Selo Prata de Boas Práticas em HIV/AIDS

Tamoios News

Caraguatatuba conquistou mais um prêmio na noite da última quarta-feira (26), em São Paulo. O município foi contemplado com o Selo Prata do Programa de Boas Práticas em HIV/AIDS, durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/AIDS, promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS do Estado de SP.

O Programa de Qualificação para obtenção de Selos de Boas Práticas em HIV/AIDS tem como objetivo apoiar os municípios na qualificação da atenção à saúde na temática do HIV/AIDS, nas diferentes etapas do contínuo cuidado, com priorização dos serviços especializados em HIV/AIDS, de forma a instrumentalizá-los para obtenção dos selos. Esse processo busca estimular uma melhoria contínua e sustentada dos processos nas instituições de saúde e nos municípios e acelerar a resposta do estado rumo ao fim da epidemia.

A implementação de Boas Práticas em HIV/AIDS nos municípios reflete o bom funcionamento, a confiabilidade das informações prestadas e a eficiência das atividades gestoras. A abordagem por processo com foco no modelo do contínuo do cuidado em HIV/AIDS, permite que os gestores localizem as dificuldades e identifiquem soluções para problemas comuns por meio de intervenções tangíveis e sustentáveis que afetam a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Caraguatatuba alcançou o Selo Prata (Qualificação Nível Ótimo) com cumprimento de 75 a 89% dos indicadores. O município foi representado pela secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo; pela diretora de assistência à saúde, Amélia Ferreira e pela auxiliar de coordenação da UAMI, Ana Carambola.

“Agradeço à equipe da Saúde pelo empenho com nossa cidade, em especial, a equipe da UAMI pela dedicação em cumprir as metas e alcançarmos mais esse prêmio para Caraguatatuba”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI)

Caraguatatuba possui um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo, proporcionando atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem. A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3883-1373.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba