Caraguatatuba Cidades

“Diálogos – Do ancestral ao contemporâneo” é a próxima exposição do MACC

Tamoios News

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta na próxima sexta-feira, 26, às 18h, a exposição de arte cerâmica “Diálogos – do ancestral ao contemporâneo’. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de agosto e a visitação é de terça a sábado, das 10h às 20h. A entrada é gratuita e a realização é do Espaço Hartãt.

O público vai apreciar reproduções e peças originais da cultura amazônida, a arqueologia tapajônica e marajoara, das etnias americanas, Peru, Equador, Colômbia e Costa Rica e também peças do acervo do Espaço Hartãt.

A exposição é resultado da importante reflexão sobre o papel da cerâmica para essas culturas, vistas nas peças da artista plástica peruana Máyy Koffler, do arqueólogo e ceramista Jefferson Paiva e pelos mestres Marivaldo Costa e José Anísio (in memorian).

Conhecer técnicas do passado e dar-lhes característica contemporâneas na forma e na linguagem é o desafio enfrentado com técnica e sensibilidade pela artista plástica Máyy Koffler. Ela apresenta obras realizadas pelas técnicas de torno e paleteado, esta última, uma técnica peruana de origem pré-colombiana, resultando em obras orgânicas que reverenciam os povos originários do continente americano. O conjunto também pode ser lido como um manifesto poético para trazer sorte e abundância, afastando energias negativas e manifestando a esperança de um futuro melhor para muitas culturas e línguas.

Já a reunião das peças apresentadas da cultura Tapajônica (ou Santarena) reproduzidas atualmente pelo arqueólogo e ceramista Jefferson Paiva e da cultura Marajoara pelos mestres Marivaldo Costa e José Anísio (in memorian) geram uma ampla reflexão sobre diversos aspectos da cultura cerâmica amazônida. As peças destacam saberes e fazeres plenos de informações sobre os povos que as originaram, sendo importantes documentos da habilidade artística dos indígenas da Amazônia, bem como enaltece o fazer desses grandes artistas/pesquisadores da atualidade.

O visitante vai também conhecer o acervo do Espaço Hartãt, apesar de pequeno diante de todo o universo conhecido de peças e povos das Américas, traz uma importante reflexão sobre o papel da cerâmica para pesquisar essas culturas

Quem assina os textos são Oscar D’Ambrosio, pós-doutor e doutor em educação, arte e história da cultura, mestre em artes visuais, jornalista, crítico de arte e curador e também Claudio Luiz Dias, eng. Agrônomo, mestre em geociências e mantenedor do Espaço Hartãt – Acervo Indígena.

Serviço

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) – Praça Dr Cândido Mota, 72 – Centro, Caraguatatuba – SP, 11660-060
Exposição: “Diálogos – Do ancestral ao contemporâneo”
Período: 26/07 a 31/08
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 20h
Telefone e WhatsApp: (12) 3883-9980
Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa