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EDP reforça importância do cadastro de clientes que utilizam na residência equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência

Tamoios News
Foto: Divulgação/ EDP

Levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia de 28 municípios do interior de São Paulo, em parceria com a Climatempo, demonstra o efeito das mudanças climáticas no Vale do Paraíba e no Litoral Norte. Os eventos têm sido cada vez mais intensos, abrangendo os municípios de toda a região, e impactam diretamente as redes de distribuição de energia da concessionária.

Por isso, a companhia reforça a importância do cadastro de clientes que utilizam, em casa, equipamentos como respiradores, home care, UTI domiciliar e aparelhos para hemodiálise. Mais informações podem ser obtidas e a inscrição pode ser feita por meio de vídeo atendimento no site da EDP, no endereço www.edp.com.br/cadastro-de-equipamentos-eletricos/.

O objetivo do cadastro é o conhecimento da localidade onde esses pacientes residem, já que as unidades inscritas recebem prioridade no atendimento de restabelecimento da energia, bem como na comunicação sobre possíveis interrupções programadas ou não do fornecimento de energia elétrica, de modo a minimizar eventuais transtornos.

A chegada da primavera deste ano veio acompanhada por uma forte onda de calor e de novos eventos de tempestades severas, associadas a chuvas intensas, raios e fortes rajadas de vento. Pesquisas indicam que esse cenário é potencializado pelos efeitos climáticos do El Niño.

De acordo com monitoramento da Climatempo, a primeira quinzena de outubro de 2023, nas 19 cidades atendidas pela EDP no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, foi marcada por um aumento de 391,5% no volume de chuvas e de 848,3% na quantidade de raios registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A passagem de tempestades como estas provocam ocorrências envolvendo, principalmente, queda de galhos, árvores, e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade e elevam de forma expressiva o nível de criticidade da operação do sistema elétrico.

Para se ter uma ideia, a EDP já registrou, entre os dias 1 e 15 de outubro deste ano, 9.617 ocorrências nas redes elétricas da região, equivalente a 84% do registrado em todo mês de outubro do ano anterior.

Parte do atendimento da EDP a essas ocorrências é realizado em parceria com os órgãos municipais e estaduais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Em muitos casos, a tecnologia de monitoramento em tempo real do Centro de Operações Integrado (COI) e a automação do sistema da concessionária permite o restabelecimento automatizado do fornecimento de energia para grande parte dos clientes impactados, a partir do remanejamento de carga do sistema. Porém, por vezes, por questão de segurança, é necessário aguardar a finalização do serviço no local e isso gera tempo atípico na normalização do serviço.

Vale destacar que grande parte das ocorrências desta natureza são de maior complexidade e tempo de reparo e, por vezes, demandam a reconstrução total da rede, substituição de equipamentos e postes.

A Companhia reitera seu empenho em restabelecer o serviço com a maior brevidade à população e esclarece que partir da previsão do clima, planeja o reforço de equipes e atua com procedimento de priorização no atendimento em momentos de alta demandas, em hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais e situações com grande volume de consumidores impactados. Por isso, a importância do cadastro de clientes que utilizam equipamento essencial à sobrevivência junto à concessionária, para que fiquem no mapeamento de priorização da Companhia.

O cadastro

A EDP reforça a relevância do cadastramento dos clientes eletrodependentes da sua área de concessão, para que o atendimento seja realizado da forma mais ágil e eficiente possível. Importante salientar que o cadastro tem validade de um ano e deve ser renovado no caso de continuidade do tratamento médico.

Documentos necessários para o cadastro:

Nome e CPF do beneficiário.
Número da Instalação a ser cadastrada.
Atestado assinado por profissional médico, constando obrigatoriamente:
Número do CID (Classificação Internacional de Doenças)
Data
Número do CRM (Registro do Médico no Conselho Regional de Medicina)
Descrição e Prazo de utilização dos equipamentos
Número de horas mensais de utilização de cada aparelho e/ou equipamento
Caso seja beneficiário de programas sociais, o Número de Inscrição Social — NIS
Mais informações e atendimento: www.edp.com.br/cadastro-de-equipamentos-eletricos/.

Desconto na fatura de energia

Além da priorização no atendimento, o cliente que utiliza equipamento elétrico essencial à vida também pode ter direito a desconto na conta de luz, caso esteja dentro dos critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O benefício pode ser obtido por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante de 10% a 65% de desconto na conta de luz para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente.

É necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Caso não esteja cadastrada e possua renda familiar mensal de até três salários mínimos, é importante buscar informações na Prefeitura Municipal. Com a inscrição do CadÚnico, a adesão à Tarifa Social deve ser solicitada para a EDP, no site www.edp.com.br/tarifasocial.

Reflexo das mudanças climáticas no Vale do Paraíba e no Litoral Norte:

Quantidade de ocorrências

Outubro de 2022 (31 dias) – 11.453

Primeira quinzena de outubro de 2023 – 9.617

Aumento no volume de chuvas

Primeira quinzena de outubro de 2022 – 493,7 mm

Primeira quinzena de outubro de 2023 – 2.426,8 mm

Queda de raios

Primeira quinzena de outubro de 2022 – 6.700

Primeira quinzena de outubro de 2023 – 63.536

Fonte: EDP