Cidades Litoral Norte Notícias

Em estado de calamidade pública, 37 óbitos já foram confirmados no Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Equipes de resgate em São Sebastião / Reprodução Facebook PMSS

As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguiram durante a noite e madrugada com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas das fortes chuvas que castigaram as cidades de São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

A Prefeitura de São Sebastião, informa que, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, às 05h00, desta segunda-feira (20), subiu para 36 o número de óbitos no município, em decorrência das fortes chuvas que assolam o município desde a madrugada deste domingo (19).

Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, estão empenhados nas ações, que estão concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçarão as atividades a partir dessa segunda-feira (20). A atuação é de forma suplementar às ações da Defesa Civil Municipal.

Até o momento, 37 óbitos foram confirmados, sendo 36 em São Sebastião – e um em Ubatuba. Estão desalojadas 228 pessoas e desabrigadas outras 338. 

O governador Tarcísio de Freitas e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, permanecem na região acompanhando os trabalhos e nesta segunda-feira (20) se reúnem com representantes do Governo Federal.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também se encontra no Teatro Municipal de São Sebastião, em reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise criado para tratar da catástrofe que acometeu a cidade na madrugada deste domingo (19). Após a reunião com o prefeito e com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, o presidente Lula concederá uma entrevista coletiva à imprensa.

Paralelamente às ações de resgate, a Polícia Civil realiza as ações de polícia judiciária, com a requisição dos exames, e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), os trabalhos de perícia e identificação das vítimas em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Fonte: Comunicação do Governo do Estado de São Paulo / Departamento de Comunicação PMSS